Precisamos falar da Dieta de informação e suas consequências

Precisamos falar da Dieta de informação e suas consequências


Durante a gravação de um ep do Ponto³ (podcast incrível da Pontomais, onde o mundo dos negócios, gestão de pessoas e a tecnologia se encontram), ouvi um termo interessante dito pelo grande amigo João Landeiro Product Manager da Juno “Dieta de Informação” e na hora já compartilhei com a Alice Maneschy Conteudista do time de marketing da Pontomais, que eu precisava escrever sobre isso… Algo que tenho vivido e tentado aplicar de maneira coerente na minha vida de home office, pandemia ou novo normal, seja como você quiser chamar.

Bom, sempre ouvimos falar que informação é poder e influência e desta maneira, todo mundo tende a se esforçar para assimilar e consumir o máximo de informação que puder desde sempre.

TV, rádio, jornais e agora mais do que nunca, as plataformas digitais tudo compartilha e reproduz informações. Consumir informação sempre foi algo do nosso cotidiano, porém nem sempre você compreende e absorve tudo o que é repassado e em tempo real.

É possível buscar diversas fontes de pesquisa e mesmo assim ainda não compreender ou se sentir apropriado de determinado tema ou conhecimento.

Um breve exemplo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Em uma busca sobre finanças pessoais, o Google encontra aproximadamente 16,5 milhões de opções de resultado que com base no algoritmo de classificação de conteúdo do Google podem responder a sua busca.

Abrindo alguns resultados, você percebe muito similaridade entre os conteúdos:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A cerne da questão não é qualidade/relevância/referência ou mesmo ranqueamento de conteúdo. Mas de maneira objetivo, o que faz a diferença entre um conteúdo efetivo ou não é o quanto se aprende com ele.

Aqui, o que poderia ser uma interessante alternativa para aprender sobre finanças se torna mais uma distração pela curadoria e consumo exacerbado de conteúdo e não necessariamente acrescentará algo novo, ao seu repertório de conhecimento.

Não quero perder o foco falando de qualidade e sobre copyright ou coisas nem sentido, o foco aqui é dar dicas sobre como consumir informação de maneira coerente, através de uma dieta de informação ;)

Nossa mente precisa alterar o foco à respeito de informação. Selecionar os dados e fontes mais relevante ao invés de procurar desesperadamente por qualquer conteúdo. Basicamente, a tarefa é se a ter a qualidade e não quantidade.

Atualmente, as pessoas estão expostas a uma quantidade absurda de informação 24 horas por dia e 7 dias por semana, fazendo com que muita gente se sinta saturada. A dieta da informação pode ser uma saída bem atraente para evitar esse consumo exacerbado.

No entanto, vale lembrar, que esse desgaste não é oriundo necessariamente das notícias, mas da maneira com que a sociedade se relacionada com elas. Este é o ponto em que a dieta da informação se transforma em uma opção interessante, para um melhor equilíbrio e ajuste nesse processo de consumo de informação.

Para se executar uma dieta da informação de maneira eficiente, às vezes, é recomendado usar ferramentas tecnológicas para o seu auxílio. Hoje em dia, por exemplo, muita gente deseja aumentar a massa muscular ou perder peso. Por isso, essas pessoas buscam a ajuda de programas e aplicativos úteis para auxiliar na contagem das calorias de cada alimento, além de procurar por sugestões de qual a melhor dieta alimentar a seguir nesta etapa.

Isso também acontece no momento de buscar mais rendimento no consumo de informações. Precisamos usufruir do auxílio de itens que facilitam a pesquisa, a captação e a organização de conteúdo interessante para desenvolver as suas habilidades profissionais e até mesmo pessoais.

Bom, vamos há algumas dicas:

Metas: Defina seus objetivos de maneira macro, para que tenha claro o que precisa fazer para chegar até lá. Depois crie metas menores, com prazos condizentes com sua realidade e seja o condutor do seu OKR de Conhecimento.

Tecnologia: Use recursos tecnológicos ao seu favor. Hardware e Software quando operados de maneira coerente e em linha com suas metas, podem potencializar sua capacidade de aprendizado otimizando seu tempo. Use seu smartwatch para controlar seu tempo de trabalho aplicando o conceito de Pomodoro. E ainda, use a barra de favoritos do seu navegador com um repositório de conteúdo. Organize por tópicos, crie similaridades e consumo conteúdo relevante e de maneira eficiente.  

Consumo Eletivo: Não adianta ficar restringindo a sua busca por notícias somente para aprimorar a sua performance e conhecimento profissional. Afinal, a sua mente também demanda de algum descanso e entretenimento. Neste contexto, a dieta da informação pode ser utilizada para focar a sua atenção em questões prioritárias para os seus dois contextos. Desta maneira, você encontra tempo suficiente para se divertir, sem deixar de lado a preocupação com o seu aperfeiçoamento profissional.

Tempo ao Tempo: Não adianta realizar extensas pesquisas até tarde da noite e se sobrecarregar com informações, quando seu corpo e mente já estão desgastados. Tenha um tempo apropriado para recuperar suas energias e se recompor para os desafios e cotidiano do dia seguinte. Faça tudo dentro do seu limite e com muita otimização do seu tempo.

Objetividade: Não basta ter uma lista com as suas prioridades, é essencial que você mantenha o foco em iniciar as suas atividades sem perder tempo com amenidades. De fato, as distrações são inúmeras, mas se você necessita usar a dieta da informação para assegurar uma ascensão na carreira e até mesmo uma qualidade de vida superior, não pense duas vezes e direcione toda a sua atenção para o que vale a pena!

Espero ter ajudado com o minha visão ;)

Caso tenha sugestões, concorde ou discorde desse artigo, não deixe de escrever pra mim.



Joao Landeiro MSc.

Framework designer for niche consultancies ⤻ Let's turn your method into a workshop

4 a

Opa Ricardo, que legal que curtiste esse tema. Bacana ver como se aplica a tanta coisa. Parabéns pelo texto, super necessário para esse momento.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos