Em tempos de crise, quem reage é rei.
Sou um apaixonado por branding, posicionamento de marcas, estratégias de comunicação e, consequentemente, amo campanhas publicitárias. Já faz um tempo que venho acompanhando o movimento que as marcas estão fazendo, na busca incessante pelo reconhecimento do público, do consumidor, de quem realmente importa. Vivemos uma enxurrada de campanhas valorizando o povo brasileiro, com um tom patriota e moderno, jovem, pra cima. Faz todo sentido, claro, ainda mais pelo momento que o Brasil está passando. Política, Lava Jato, Impeachment, sem falar dos jogos olímpicos que chegaram e já foram, deixando um ar saudoso ao povo brasileiro.
Mas o que mais me chama a atenção e consequentemente me encanta, são as campanhas de marcas de bens de consumo, que no olho desse furacão sócio-político-econômico, conseguem reagir e se posicionar de maneira brilhante.
Tenho uma predileção é claro, por campanhas do segmento de beleza, segmento este que atuo ha mais de 25 anos e amo, amo muito.
O segmento de beleza por si só, já consegue acalantar seus consumidores com o poder inegável de transformação e cuidado, ainda mais num momento tenso como o que estamos passando.
E é aí que as marcas que se importam verdadeiramente com seus consumidores, se renovam, se reinventam e se posicionam de maneira brilhante em campanhas impecáveis de comunicação.
Já comentei sutilmente em alguns posts de algumas de minhas redes sociais, o quanto me apaixono por estes movimentos de renovação, de reação que as marcas nos proporcionam. E com isso, não poderia deixar de falar o quanto estou me sentindo tocado, atingido por algumas marcas ultimamente.
Não da pra negar, por exemplo, a reação da Natura ao momento que estamos vivendo, surgindo com um novo posicionamento de comunicação e nos agraciando com uma campanha de Branding absurdamente linda, limpa, clara e eficaz. Não que eu achasse o posicionamento Bem Estar Bem ruim, longe disso, mas Viva sua Beleza Viva, além de limpo, claro, gostoso e sonoro, traz consigo a categoria, o segmento e acima de tudo evidencia o consumidor. É apaixonante.
E agora, pra me deixar ainda mais feliz e crente de que sim, marcas precisam ter voz e se posicionar claramente, vem a Avon e além de uma marca sonora gostosa, delicada, traz uma campanha nova de altíssimo nível, com um plástica impecável, uma fotografia arrebatadora, com uma trilha que literalmente te conduz ao entendimento de uma mensagem clara e límpida, e uma marca que, pra mim, mostra a preocupação, o cuidado e o respeito com o seu consumidor.
Amo momentos de crise. Amo a oportunidade que existe em momentos assim. Amo marcas que reagem de forma positiva. Amo muito tudo isso.