Email marketing: as 5 principais práticas a serem evitadas
O e-mail marketing sem dúvidas é uma das principais escolhas das empresas quando se trata de marketing digital, e não é para menos: ele é um meio de comunicação direto e eficaz, ideal para atingir seu público alvo.
Mas engana-se quem acredita que basta adquirir uma lista e começar a disparar os e-mails: é preciso saber trabalhar essa ferramenta corretamente e evitar algumas práticas que impedem que os resultados surjam, como as 5 que listamos abaixo.
Confira cada uma e veja se sua empresa não está cometendo esses erros:
1. Compra de listas:
Qualquer estratégia de e-mail marketing só tem início caso sua empresa tenha em mãos uma lista de e-mails, mas isso não significa que tal lista deva ser adquirida ou construída de qualquer forma.
Você só terá bons resultados e evitará perda de tempo e dinheiro se obter permissão do seu público para que possa enviar suas mensagens, o que não ocorre quando se compra um mailing.
Nesse último caso, inclusive, os envios são direcionados diretamente para a caixa de spam, e não para a caixa de entrada. Afinal, o destinatário não te deu permissão de envio.
2. Envio manual:
Outra prática comum, principalmente em empresas que estão aprendendo o que é e-mail marketing, é acreditar que o envio pode ser feito manualmente, o que é um erro. Imagine que você tenha uma lista com 50 contatos e vá enviar um comunicado de algum produto que esteja com desconto, por exemplo.
Pode ser que seu primeiro pensamento seja colocar todos os destinatários juntos, no mesmo envio, ou separá-los em grupos de 10, para fazer 5 envios do seu próprio email. Porém, você acaba ignorando o fato de que cada pessoa irá perceber que recebeu uma mensagem idêntica às demais, pois será possível ver que existem outros destinatários, sem citar o fato de que essa atitude também pode te levar para o spam.
Para evitar que isso aconteça, e para criar mensagens personalizadas, opte por ferramentas profissionais específicas para e-mail marketing. Elas farão toda a diferença nos seus resultados.
3. Falta de acompanhamento de resultados:
A utilização de uma ferramenta para envio de e-mail marketing é importante também em outros aspectos, como para permitir que os destinatários se descadastrem e para que possa existir um acompanhamento dos resultados, como taxas de abertura e cliques.
Assim, é possível saber o que está ou não dando certo e ir fazendo as devidas melhorias, mas existem muitos profissionais que ignoram esse detalhe.
Através da análise constante das métricas apresentadas pela ferramenta é possível saber, por exemplo, quais assuntos geraram mais interesse para sua lista, bem como quais pessoas nunca abriram um e-mail de sua empresa.
4. Envio de imagens:
Um e-mail marketing precisa ter um título atrativo e ser formatado de forma agradável aos olhos, mas o envio exagerado de imagens pode fazer com que ele jamais seja lido. Isso se dá pelo simples fato de que, quando falamos de envio de e-mail, estamos nos referindo ao HTML, o formato padrão adotado.
Ao criar um e-mail somente em JPEG, as chances de o mesmo ir para a caixa de spam são infinitamente maiores, sem mencionar o fato de que muitos dos seus destinatários provavelmente acessem esse tipo de mensagem pelo celular e não consigam ver do que se trata por terem que fazer o download da imagem.
5. Envio frequente e exagero de ofertas:
É preciso manter uma relação com seu público, mas isso não significa que enviar diversos e-mails por mês seja a melhor forma de criar essa proximidade. Mantenha uma frequência sensata, com um envio a cada semana ou a cada 15 dias, e evite ao máximo criar mensagens desinteressantes, focadas somente em seu produto ou serviço.
Lembre-se que esse e-mail deve ser aberto e que é preciso que seu destinatário se interesse a ponto de querer receber outros, o que só é possível através de títulos e conteúdos bem elaborados.
Ao elaborar o próximo e-mail marketing da sua empresa, verifique se essas 5 práticas estão sendo adotadas. Se estiverem, reveja sua estratégia agora mesmo e evite perder mais tempo trabalhando da forma errada.
Ficou com alguma dúvida ou gostaria de obter ajuda para trabalhar seu mailing? Deixe um comentário abaixo.
Publicado originalmente no Blog LAHAR.
Acesse nosso Blog e fique ligado em nossos conteúdos! :)