Por que o marketing por email funciona
Email marketing
Diferentemente de outros canais de marketing, o email marketing permite que você mantenha contato com seus clientes de maneira consistente. Seja um e-mail simples, "Obrigado por se inscrever", alegre, "Bem-vindo a bordo" ou um sincero "Parabéns a você", é a maneira mais fácil e eficaz de informar seus clientes que você os valoriza. Os clientes adoram quando uma empresa os trata como indivíduo, e não como todos os outros.
Relacionado = baixe ebook estratégias e monetize a sua lista de email
Esse valor deve aparecer nos e-mails que você envia e, quanto mais valor você fornecer ao seu público-alvo, mais eles esperam receber notícias suas. Quando isso acontece, é mais fácil convencê-los a participar da sua frase de chamariz .
Há muitos dados para fazer backup dos benefícios do email marketing:
- 91% dos adultos brasileiros gostam de receber e-mails promocionais de empresas com as quais fazem negócios
- O email é quase 40 vezes mais eficaz que o Facebook e o Twitter combinados para ajudar sua empresa a adquirir novos clientes.
Leve seu marketing para o próximo nível com e-mail
O e-mail continua sendo uma das melhores maneiras de alcançar seus clientes e potenciais clientes em potencial. Existem vários benefícios no planejamento da estratégia perfeita de marketing por e-mail para o seu negócio:
1. Conteúdo direcionado e personalizado
O marketing por email permite segmentar seus clientes em listas diferentes, com base em suas preferências, para enviar conteúdo altamente personalizado. Desde a elaboração da linha de assunto perfeita até imagens que ressoam com seu cliente e conteúdo valioso que ajuda seu público, o email é o canal perfeito para impulsionar o engajamento.
Ajuste suas mensagens para diferentes públicos, para que seus e-mails sejam sempre atraentes. Ignore o impulso de fazer uma venda difícil muito cedo no processo. Cultive uma base sólida de confiança entre sua marca e o destinatário primeiro e crie um vínculo com seu cliente que possa crescer com o tempo.
2. Crie credibilidade
Os emails de um remetente desconhecido ou com uma linha de assunto obscura podem parecer spam. Parece que está errado, e os clientes geralmente excluem esses e-mails.
Para alguns clientes, um emoji fará com que eles cliquem e sejam felizes. Para outros, a mesma linha de assunto pode levá-los a procurar o link de cancelamento de inscrição. Você precisa adaptar seu conteúdo de acordo com o que seus leitores desejam. Conhecer os interesses e as necessidades dos seus leitores leva seu e-mail para a caixa de entrada, em vez da pasta de spam.
Criando uma lista de email baseada em permissão que inclua uma caixa de seleção para que os usuários aceitem sua lista de emails garante que o cliente saiba para quais emails está se inscrevendo e com que frequência receberá emails de você.
3. Melhor reconhecimento da marca
Algumas das marcas mais reconhecidas no mundo hoje são tão conhecidas que são sinônimos do setor em que operam. Spotify é um ótimo exemplo. Todos os seus e-mails são relevantes e com curadoria brilhante.
Agora imagine sua pequena empresa se destacando como uma marca claramente identificável como o Spotify.
O marketing por email é uma ótima maneira de desenvolver a identidade da sua marca, pois fornece uma linha direta para as caixas de entrada dos seus clientes ou clientes em potencial. Depois de começar a criar um conteúdo valioso para o cliente, você terá uma vantagem sobre seus concorrentes.
Você pode até usar seus e-mails para obter feedback útil. Os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está fornecendo? Eles gostariam de aprender algo diferente?
Use uma pesquisa ou inicie uma discussão nas mídias sociais. Depois de envolvê-los no processo, você saberá exatamente como fornecer conteúdo valioso em seus e-mails.
4. Aumentar as vendas
A Semana de Marketing relata que o email gera cerca de R$ 37 bilhões em vendas no varejo anualmente.
O email marketing oferece uma grande oportunidade para a compra por impulso. Você pode atrair um cliente para fazer outra compra de várias maneiras:
- Destaque itens que são frequentemente comprados juntamente com os produtos que o cliente comprou.
- Liste itens semelhantes às compras anteriores do cliente.
- Crie uma oferta especial ou desconto para compras futuras.
Os clientes geralmente agem por impulso quando recebem um e-mail informando sobre um produto relevante relacionado à sua compra anterior. Isto é especialmente verdade se houver uma promoção relevante.
5. Relacionamento mais forte com o cliente
Seus clientes apreciam um bom email. O tempo e o esforço necessários para redigir o email perfeito não passam despercebidos. Eles querem saber o que está acontecendo com seus negócios e como eles podem se envolver.
É quase impossível entrar em contato com todos os seus clientes pessoalmente ou por telefone. As campanhas de email marketing preenchem essa lacuna. Você pode até criar uma campanha de marketing por gotejamento para ajudá-lo a suavizar o processo.
As campanhas de gotejamento estão em andamento e levam o usuário à jornada do comprador até o ponto de conversão final. Eles costumam ser usados para fornecer valor constante aos assinantes, ajudando a manter sua marca em destaque. Muitas vezes, esses e-mails "gotejam" lentamente informações, produtos ou dicas úteis, durante dias, semanas ou meses.
Por exemplo, os e-mails que você recebe quando navega na Amazon, mas não compra nada, são uma automação de marketing por e-mail pingada no trabalho.
6. Otimize seu tempo e orçamento
Em qualquer empresa, mas especialmente em uma pequena empresa, sempre há restrições de tempo e orçamento. Enquanto as grandes empresas podem se dar ao luxo de fazer todo o possível para comprar espaço publicitário durante um campeonato de futebol, as pequenas empresas não têm esse luxo.
Até campanhas direcionadas de mala direta que entregam panfletos em caixas de correio próximas podem ser caras. Entre os custos de projeto, impressão e correspondência, você pode gastar vários reais por entrega do flyer.
Todo esse tempo gasto sem focar nos seus negócios é perda de receita e uma oportunidade perdida de se conectar com seus clientes em nível pessoal. Uma das vantagens mais significativas do email marketing para pequenas empresas é o uso eficiente de tempo e orçamento. Criar uma campanha profissional de marketing por email não é complicado nem demorado. Enviar e-mails para muitos assinantes também é econômico.
7. Métricas para aprender o que funciona
Há uma rápida janela de oportunidade quando se trata de clientes abrindo seus e-mails. Eles veem seu email na caixa de entrada e, dependendo de quão bem o "Nome" e a linha de assunto ressoam, eles decidem se devem abrir ou não o email. Uma boa taxa de abertura significa que seus clientes conhecem sua marca o suficiente para querer ouvir suas informações, independentemente da hora do dia.
A seguir, é apresentada a sua taxa de cliques (CTR), que geralmente fornece uma boa idéia de quantos clientes gastaram tempo para analisar seu conteúdo de e-mail e clicar nos links. A taxa média de cliques em todos os setores é de cerca de 7%.
Depois que um cliente clica no seu email, o ideal é que o próximo objetivo seja fazer com que ele se converta - em outras palavras, para acompanhar a ação que seu email solicitou. Suas taxas de conversão de email são uma métrica importante a ser rastreada, pois informam o desempenho da frase de chamariz em seu email.
8. Maior tráfego no seu site
Os e-mails são uma ótima maneira de fazer com que os clientes visitem seu site. Você pode incluir links relevantes para o seu site no seu conteúdo de email. Você também pode usar suas campanhas de e-mail para incentivar os clientes a se envolverem com outras ótimas partes de conteúdo disponíveis em seu site ou blog.
Por exemplo, uma escola de design local pode enviar e-mails para que eles saibam sobre sua nova classe de design com um número limitado de vagas. Muitos de seus clientes e possíveis clientes em potencial podem ter perdido essa oportunidade de participar da aula, caso não tivessem revisado o site a tempo. A escola de design pode preencher todas as vagas mais rapidamente, em vez de esperar que as reservas cheguem.
Inclua botões de compartilhamento social em seus e-mails para incentivar seus clientes a promover seu conteúdo nos próprios canais sociais.
9. Estabelecer autoridade
Quando você administra seu próprio negócio, seu objetivo é ser visto como um especialista em seu setor. Estabeleça isso para posicionar você e sua empresa como a autoridade aos olhos de seus clientes.
Seus clientes se inscreveram para receber seus boletins de marketing porque desejam receber notícias suas. Eles gostam do conteúdo que você envia e mantê-los envolvidos é uma das maiores vitórias para qualquer profissional de marketing por e-mail. Seu conteúdo é uma das ferramentas de marketing mais valiosas e você pode usá-lo para criar outras áreas da sua estratégia de marketing. Se as pessoas gostarem do que você faz, elas se inscreverão para ver mais conteúdos excelentes.
10. Crie emoção
Todo mundo gosta de pertencer a um grupo especial, especialmente consumidores de e-mail que gostam de vantagens exclusivas.
Seus clientes não são todos iguais e a abordagem de tamanho único não funciona. Use suas campanhas de email para transmitir a mensagem de que seus clientes são únicos e importantes para seus negócios.
Esteja você dando uma espiada em uma seção de clientes sobre o lançamento de um próximo produto ou simplesmente recompensando-os por serem clientes fiéis, todos eles adoram um bom negócio. A Volkswagen oferece aos assinantes de e-mail ingressos de cinema gratuitos várias vezes ao ano. A Starbucks oferece bebidas grátis aos seus associados de ouro durante os feriados.
Como uma pequena empresa, talvez você não consiga dar coisas gratuitas aos seus clientes, mas um pouco mais pode ajudar bastante. Recompensar seus clientes é um bom gesto e, do seu lado, é uma ótima maneira de acelerar seus objetivos de marketing. Todo mundo ganha.
baixe EBOOK EMAILS LUCRATIVOS