Embalagem: Ferramenta de Vendas.
Embalagens de sucesso são ancoradas em proposições de praticidade, desejo, autenticidade e credibilidade. Produtos são construídos em fábricas, Embalagens são criadas na mente!!!... devem ser certeiras e desprovidas de falhas na sua criação.
Devem ser vendedoras!!!
As embalagens podem ser divididas em dois tipos: a embalagem de transporte e a embalagem de consumo.
A primeira pode embalar diversas embalagens ou produtos a granel. Já a embalagem de consumo é aquela que se vê no ponto de venda, que tem contato direto com o público consumidor. Por isso uma boa embalagem se torna fundamental para influenciar na tomada de decisão da compra, a embalagem atrai, desperta vontades, encanta, cria tendências tanto culturais quanto sociais. Embala os produtos e as vontades dos consumidores.
Às vezes, chega a tornar-se objeto de cobiça!!
Parte da sua eficácia passa por três pilares: a Estética, o Conceito e a Forma.
A Estética está relacionada ao design/Lay-out propriamente dito (deve haver harmonia em tudo), seu estrutural, sua tipografia, suas cores e grafismos.
O Conceito é aquilo que a embalagem representa. Está integrada ao produto? É moderna, clássica, conservadora, objetiva, vendedora? Como você já viu, na publicidade fala-se muito de conceito. Isso também vale para a embalagem.
A forma faz referência à sua funcionalidade, definindo se ela será quadrada, redonda, retangular ou terá outro formato.
O que é importante levar em consideração, além da forma, é a funcionalidade, pois isso definirá como o consumidor interagirá, se terá facilidade para abrir, carregar ou manusear, etc...
Outra questão que envolve a criação de embalagens é a atenção às normas obrigatórias, de proteção, peso, higiene, tipo de material, temperatura, preservação do conteúdo, etc...
Mais que isso, elas precisam ter um propósito claro que atende as expectativas do novo consumidor e dos novos mercados, que os surpreenda (o consumidor clama para ser surpreendido) que os encante...
As embalagens como as conhecemos passaram e passam por grandes mudanças (faz parte do processo evolutivo), as embalagens de amanhã requerem coragem, agilidade, pensamento visionário, ousadia..., valores estes que devem estar bem resolvidos no que tange a Sustentabilidade e Meio Ambiente..., o consumidor esta atento...
Isso requer design, inovação no sentido maior da palavra e não clichês..., para uma boa experiência de compra e não apenas impacto na prateleira.
O pensamento sobre embalagem na atualidade precisa ter, além dos pilares citados anteriormente: insight, percepção, estória, experiência e coragem.
Saudações,
Iorley C. Lisboa