Emoções em Jogo: treinar competências socioemocionais
Kit "Emoções em Jogo"

Emoções em Jogo: treinar competências socioemocionais

Uma das áreas fundamentais do desenvolvimento humano é a socioemocional, mais conhecida por inteligência emocional. As crianças podem e devem, desde cedo, ter oportunidades para treinar e desenvolver competências socioemocionais, ou seja, compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis. Algumas destas competências são atualmente contempladas no “Perfil dos alunos”, um documento elaborado pelo Ministério da Educação de base humanista, que enumera 10 competências que os alunos deverão desenvolver até ao final da escolaridade obrigatória. Para desenvolver estas competências é fundamental o seu conhecimento, mas também o seu treino.

Barra à Emoção, ao número…

Recentemente dinamizei uma atividade baseada no jogo tradicional da “Barra ao Lenço” com um grupo entusiasta de professores, com o objetivo de treinar a expressão e reconhecimento das emoções. Pode ser realizada com um grupo de crianças, jovens ou adultos. Eis as instruções:

  1. Traçam-se duas linhas afastadas no chão e estabelece-se o ponto intermédio (mais ou menos a 6 passos). O grupo é convidado a dividir-se ao meio (por exemplo, se for um grupo de 20 pessoas, cada subgrupo fica com 10 elementos), sendo que cada metade ocupa o lugar atrás de uma das linhas. Cada subgrupo atribui numeração de 1 até ao número de participantes (e.g., do número 1 ao número 10).
  2. O dinamizador distribui uma carta com uma emoção diferente a cada jogador, pedindo-lhe que a veja e a guarde, sem a mostrar (pode usar o baralho “Emoções em Jogo” ou fazer artesanalmente). Depois coloca-se no ponto intermédio e explica que vai chamar um número (de 1 a 10). Os jogadores com esse número deverão ir ao meio e, à vez, exprimir a sua emoção através de mímica -expressão facial, postura, gestos. Se o outro jogador adivinhar a emoção, ganha 1 ponto; quem a mimetiza, ganha 2.
  3. O dinamizador começa com: “Barra à Emoção ao número 3! (por exemplo)” Neste caso, os nº 3 de cada subgrupo iam até ao meio onde está o dinamizador, e iniciam a mímica, à vez.

Esta atividade é bastante envolvente e divertida, levando ao mesmo tempo, os participantes a observar o comportamento não-verbal do outro e a procurar pistas para identificar as emoções!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos