Empatia
Conforme a definição do dicionário, empatia é definida como: "a capacidade de imaginar e entender os pensamentos, perspectivas e emoções de outra pessoa".
Empatia muitas vezes é confundida com simpatia. Simpatia é quando você compartilha ou experimenta as mesmas emoções, pensamentos e perspectivas. Empatia não requer que você experimente essas mesmas coisas, apenas que entenda e respeite o que estão experienciando.
Ambos os conceitos frequentemente acabam no mesmo contexto e podem ocorrer simultaneamente, mas não dependem um do outro. Um exemplo comum é quando alguém está lidando com uma perda de algum tipo. Se você não tem conexão com a situação ou a perda, não deveria ser esperado que você também fique chateado. Isso é uma oportunidade para expressar sua empatia e deixar a pessoa passando pela perda saber que você está lá por ela, se necessário. A palavra "perda" nesse contexto geralmente é interpretada como eventos de vida fora do escritório, seja isso uma morte, divórcio, ou outra situação emocional ou desestabilizadora.
Como líder, é importante entender que nem todas as perdas são tão impactantes ou evidentes. Às vezes alguém está tendo um dia ruim, lidando com um problema estressante, perdeu um negócio, ou um colega de mesa de longa data foi promovido e mudou para um andar ou parte diferente do prédio. Pode parecer ingenuo usar empatia nesses cenários, já que essas são coisas com as quais precisamos "lidar" como parte do trabalho. Ainda assim, fornecer apoio e encorajamento extra, ou apenas escolher palavras mais cuidadosamente do que o usual. Trata-se de usar empatia para ajustar nossas interações e nível de envolvimento para atender melhor a pessoa onde ela está e com o que precisa com base em seu estado emocional atual.
Recomendados pelo LinkedIn
Você não precisa sentar e chorar com eles, mas reconheça que são humanos e trate-os apropriadamente. Às vezes, apenas ser a voz calma na sala ou na conversa pode ajudá-los a se sintonizarem de volta a uma presença mais normal, mesmo que ainda estejam lidando com as emoções por dentro. A empatia na liderança se estende além do ambiente de trabalho. Nem todos são naturalmente empáticos, e pode ser necessário prática e diligência para incorporá-la ao seu dia e transformá-la em um hábito saudável. Este mesmo princípio se aplica em casa também. Podemos passar o dia e esgotar toda nossa empatia no escritório e não ter mais nada para casa. Esteja atento para não cair nessa armadilha. Talvez nosso parceiro ou uma criança tenha tido um dia difícil. Use sua empatia para ajudá-los a se sentirem mais tranquilos. Cada interação é importante, e usar empatia pode ajudá-los a relaxar um pouco e melhorar o resto do dia deles. Eles podem ser capazes de sentar e focar em completar a lição de casa naquele momento, em vez de reclamar e arranjar desculpas sobre ser tão difícil.
Empatia é uma das habilidades interpessoais que precisa ser mais promovida em nosso mundo hoje. Existem muitas pessoas com desafios dos quais nem estamos cientes. A ausência de empatia só tende a aumentar esses desafios, enquanto sua aplicação pode ajudar a proporcionar alívio. Quando você falha em usar empatia, isso é lembrado. Quando você é um mestre nisso, as pessoas encaram como um "depósito" de confiança.
Lembre-se: A empatia pode começar com um sorriso.
#liderança #teamwork #tecnologia #vida #opentoconnect #legado #empatia