Empatia no Home Office em tempos de Coronavairus
Home Office é o único contexto em que pode se ver atrasado 10 minutos para a reunião, por ter corrido pra recolher a roupa do varal quando começou a chover. :P
Como segue sendo essa experiência para vocês? Home Office comumente é descrito com vantagens e adjetivos positivos, mas quando experienciamos isso com tanta frequência como no atual cenário (para quem não estava acostumado, claro), é possível listar alguns pontos um tanto frustrantes a respeito. Certo?
De repente você está no telefone com o colega Atendimento, enquanto edita o texto de uma postagem que saiu com erro de digitação e, ao mesmo tempo, sobem as notificações do sistema acusando que o colega Planejamento comentou na tarefa cobrando novamente a aprovação de uma peça que você ainda não teve oportunidade de ver. A internet cai e você não pode mais acionar o colega gente fina da firma para verificar, agora é entre você e o cara da Net. No grupo de WhatsApp da empresa, mais colegas esperam que você responda (no tempo deles e não no seu) e o mundo não para. Seu filho já está entediado do YouTube, nem Netflix resolve e já é quase horário de almoço. Quem vai cozinhar?
No fim do dia você está cansado como sempre, e inconscientemente acumula a culpa de não ter sido produtivo. Do outro lado da moeda, pode não ter sido diferente para os mesmos colegas que te cobraram o dia todo.
A boa notícia é que dias caóticos não são maioria em nossas rotinas. 👀🙌 No entanto, é sempre bom estarmos preparados para quando chegarem, principalmente em um cenário onde você não quer ter sua imunidade reduzida pelo estresse e crises de ansiedade. Então aceitemos que haverão mais dias assim de completo caus, e aprendamos a lidar com eles. Mas como?
Fato é, que presencialmente o relacionamento é mais simples: você precisa falar com o colega e olha para ele ao seu lado, percebe que está ocupado e aguarda a melhor oportunidade. Seus colegas fazem o mesmo com você e o dia segue num fluxo saudável (que antes nem valorizávamos tanto).
Eu não sou nenhuma especialista - coaching para aconselhar quem quer que esteja lendo. Mas eu posso dizer que compartilho das tuas frustrações, e aqui está o que acredito que pode nos ajudar:
Parece óbvio, mas nada como o bom e velho "não faça com os outros o que não curtiu que tenham feito com você". Lembra das 1001 cobranças de diversas pessoas que queriam respostas suas no tempo delas? Comece sendo diferente, mande a mensagem e ligue se for muito urgente, mas não vá além disso. Tenho certeza que há 1 milhão de outras coisas que você pode fazer enquanto aguarda a resposta do coleguinha.
Comece cedo. Se o seu dia de trabalho começa antes das cobranças, a chance de prever possíveis pontos caóticos do dia e resolvê-los antes que virem problema é bem maior. Mas óh, dormir as 8h de sono é fundamental para manter o humor e a saúde, hein?
Use a casa a seu favor. Algumas pausas no dia para fazer carinho no pet fará um bem danado para dois. Além disso, que tal dar o desafio para o o filho entediado, de ajudar o pet a gastar a energia nesse tempo em que ninguém pode sair? Você ganha paz e eles se divertem juntos. :)
E por fim, trabalhe a sua culpa. Coloquei hoje um post it ao lado da minha mesa de trabalho com a lembrança "cobre-se menos". O dia caótico não faz de mim uma profissional de menos valor. E toda a produtividade que eu tive ontem, quando o cenário não era esse? Amanhã vai ser outro dia, colocarei minha playlist mais animada e tomarei meu chá favorito. Quero é ver o que vai querer bater de frente com essa combinação. ♥
Então é isso, boa semana para vocês e lavem as mãos. Porque né? Cononavairus!
Estudante na Ahprendiz
4 aHahaha... vc desenhou tudim. Acho que o desafio está posto: equilibrar os pratos da vida: pessoal, familiar, os amigos, o trabalho, o estudo... sem deixar nenhum cair... ufaaa!!!! o dia continua com 24 horas, mas esta nova realidade acelerou os ânimos, né?
Account Executive SMB na Uber
4 aÓtimo texto Carina e muito boas as dicas. Eu acho que a comunicação entre a equipe é o aspecto mais desafiador nesse caso.