Empreendedor vs Empresário
Vejo muitos amigos desistindo de empreender devido à problemas pessoais, econômicos, contábeis e jurídicos e isso é muito triste pois, é um reflexo de que não há incentivo ao empreendedorismo, muito menos à educação financeira numa das maiores potências mundiais.
As microempresas são responsáveis por mais da metade dos empregos no Brasil, segundo o Sebrae. Um terço dessas empresas fecham as portas antes do terceiro ano, outro terço, fecham no quinto ano e o metade do terço restante sobrevive no vermelho, apenas pagando as contas.
Como evitar isso?
O fluxo natural do microempreendedor brasileiro é o seguinte:
Ele tem uma idéia, faz os cálculos e solicita empréstimos para produzir a idéia, consegue o MVP (produto mínimo viável) ou seu pequeno estoque, tenta vender seu produto e então descobre que precisa de um CNPJ para conseguir prazos melhores dos fabricantes. Abre o CNPJ e depois tenta abrir uma conta no banco. O banco manda uma máquina de cartão de crédito e ele se humilha pra conseguir um limite para capital de giro. Consegue uma linha de crédito e depois descobre que há impostos… ai começa o fim do seu sonho.
Sem planejamento estratégico, plano de marketing, equipe especializada, grana para alcançar o público correto, rotina administrativa e plano orçamentário fica inviável empreender de forma escalável.
Essa é a diferença entre Empreendedor e Empresário.
O empresário levanta custos, Leis, administração, levanta o planejamento estratégico, de marketing, parcerias e então, busca uma ideia para investir.
O lado ruim de ser empresario é que sua visão analítica o impede de fazer o que ama, apenas o que traz maior lucro, com o menor custo e melhor prazo, a menos que, invista na ideia de um empreendedor que têm propósitos similares ao seus. O lado ruim do empreendedor é que seu despreparo para o mundo corporativo o impede de tornar seus sonhos realidade, a menos que tenha muita grana para contratar quem possa fazer isso.
Empreendedor é quem identifica oportunidades e gera riquezas a partir delas. No mundo dos negócios, é aquele tipo de pessoa que é capaz de criar uma empresa ou negócio a partir de uma simples ideia. Empresário, por sua vez, é todo indivíduo que tem competências para perpetuar essa mesma empresa ou negócio.
Ser empreendedor é colocar a mão na massa e fazer acontecer, ser empresário é tornar viável a oportunidade. É extremamente necessário agir como empreendedor mas ter mente de empresário para começar da maneira certa.
Você é músico, tatuador, barbeiro, podóloga, manicure, tem um pequeno comércio, faz eventos, é modelo, fotógrafo… Não importa o que você faz desde que tenha em mente que seu negócio é uma empresa e você é o seu próprio funcionário e chefe.
Busque auxílio de outros empresários, negócios similares, crie um ecossistema de empresas que supram a carteira de clientes uns dos outros, vendendo produtos e serviços correlacionados e escale de forma profissional.
Empreender é coisa de doido, mas não pode ser coisa de amador pois, só amar o que você faz não pagará suas contas.