Me segura, vou empreender também!
Freepik

Me segura, vou empreender também!

  • O Brasil vive há um tempo o incentivo pelo movimento empreendedor. Negócios inovadores e muita gente com força de vontade aparecem no mercado e apresentam novas ideias e produtos. Mesmo vivendo em um país que possui muita burocracia para abrir uma empresa, é entusiasmante ver os que estão na luta, nadando contra a maré.

    Mas não podemos negar: existe um mordendo as pessoas e transmitindo a febre dos negócios digitais que, teoricamente, dão retorno rápido.  Tem gente que empreende vendendo dicas de como começar um negócio do zero, outros mostram que são donos do próprio nariz e mais felizes depois que largaram tudo e foram empreender. Muito texto, motivação, status, sorrisos e inspiração… Mas muito pouco sobre realidade, suor, números, negócios e histórias reais!

    Mas, chega de falar desse povo: vamos falar um pouco sobre a verdadeira atitude empreendedora.

    Antes de mais nada, saiba que o empreendedorismo não nasce em você.

    Todo mundo pode adquirir uma atitude empreendedora ao longo da vida. E aí você diz:

    Tudo bem. Concordo que existam pessoas que possuem na personalidade traços que facilitam na hora de empreender, mas isso não quer dizer que não se pode adquiri-los ao longo da vida.  Muita gente nunca desejou ter um negócio próprio e hoje empreende por aí – e o que é melhor: !

    E quais são as principais características de um bom empreendedor?

    • Sabe o que quer

    Você precisa ter um objetivo muito bem definido. Sem isso, não tem como começar nada. Se você deseja empreender, precisa saber que tipo de negócio quer montar, o que quer oferecer, o quanto quer crescer – a curto e a longo prazo, como deseja trabalhar e lidar com seu negócio.  Empreender por empreender é bem arriscado.

    •  Demonstra autoconfiança

     É necessário confiar legitimamente nas suas ideias, habilidades e negócio. Se nem você acredita em você mesmo, como acha que alguém vai comprar seu produto? Ou como pensa que alguém irá desembolsar dinheiro para investir no seu negócio?

    • É otimista

     Empreender não é uma tarefa fácil. Por isso, nessa missão, altas doses de otimismo são necessárias. É fundamental olhar as coisas com a expectativa de que elas darão certo. A gente sabe que tudo tem dois lados, mas para qual lado você vai escolher olhar? O lado bom ou o ruim?
    Dica:

    •  É resiliente

     A resiliência é o poder de recuperação diante de adversidades. Falhar, cair e errar... Todos nós estamos inevitavelmente suscetíveis a essas situações. Porém, diante delas, você vai escolher ficar parado, lamentando-se pelo que deu errado? Ou vai buscar forças para se levantar e prosseguir?

    • Tem coragem suficiente para assumir riscos

    Viver é um risco constante, não é verdade? Mas, algumas que se deparam com algo que consideram muito arriscado podem simplesmente ficar paralisadas, e isso não as leva a lugar algum. É sempre preciso reagir!

    É óbvio que o bom senso e uma avaliação dos prós e contras é fundamental antes de aceitar correr riscos. Por isso, sempre que se deparar com uma situação mais crítica, pare e avalie os seus riscos, pensando previamente nos possíveis resultados e assumindo suas consequências, caso algo dê errado. E sempre esteja certo de uma coisa: não existe empreendedorismo sem riscos!

    Dica:

    • Está sempre antenado

     Saiba sempre o que está acontecendo por aí. Atualize-se sobre política, economia, sociedade e o mercado no qual deseja empreender. Além disso, seja uma pessoa sintonizada com tudo que acontece ao seu redor. Na arte da observação do dia a dia e do “entre  ouvidos” é que muitas ideias de negócios surgem.

    •  Gosta de trabalhar

     Se acha que ter um negócio próprio fará com que trabalhe menos, você está muito enganado. Ser um empreendedor significa trabalhar mais, porém para você mesmo. A vantagem é que você controla seu tempo e suas tarefas, mas aumenta o número de responsabilidades. Quer mesmo empreender? Então, esteja realmente disposto a se dedicar e colocar a mão na massa!

    •  É persistente

     Não desista diante das dificuldades, porque as coisas estão difíceis para todo mundo. E não é só agora - sempre foi assim e sempre haverá pedras no caminho, independentemente do seu mercado e da situação econômica e política do país. Todo mundo passa por dias de luta, mas também pode ter muitos dias de glória. O que difere os campeões (ou seja, os empreendedores de sucesso) é a persistência.

    •  Demonstra inquietude

    Busque diariamente sua melhor versão. Sempre é possível melhorar como ser humano - e no mundo dos negócios não é diferente: seu produto ou serviço pode sempre melhorar, ter outras versões, e sua empresa pode oferecer algo a mais ao cliente.  A inquietude é o que nos move a querer mais, ou seja, a evoluir.

    Mais uma coisa que vale a pena ressaltar sobre a atitude empreendedora é: você pode ter um perfil empreendedor, mas seu sonho pode não ser o de ter um negócio próprio - e aí? A resposta é: não há qualquer problema nisso! Seja empreendedor dentro do seu trabalho. Tenha atitude de dono diante dos projetos em que participa e olhe a empresa como se realmente fosse sua. Funcionários que empreendem dentro do trabalho crescem muito e tornam-se excelentes gestores. É possível ser feliz assim também!

    Enfim, se você acha que só tendo um negócio próprio obterá satisfação profissional, engana-se. Encontre uma empresa que realmente tenha valores que você admira e seja um empreendedor dentro de uma companhia.

    Quer saber mais sobre atitude empreendedora? Conheça o 021 Connect.

    Entre para ver ou adicionar um comentário

    Outras pessoas também visualizaram

    Conferir tópicos