Empreendi. E agora? #1

Empreendi. E agora? #1

Hoje, 15 de janeiro, meu blog completa um mês no ar. Trata-se do braço mais visível do meu novo momento profissional como empreendedora. Para comemorar a data, publico o primeiro de uma série de textos que escreverei aqui ao longo do ano. Uma vez por mês, de preferência no dia 15, farei um balanço da experiência para compartilhar os aprendizados.

A minha transformação de desempregada em empreendedora contei no último dia útil do ano passado (Feliz Ano Novo!). Agora, começa o dia seguinte, após o final feliz do último capitulo da novela.

Eu me considero uma pessoa disciplinada e acreditava que essa qualidade era suficiente para dar conta do recado de trabalhar em casa. De fato, ajuda muito. Porém, ainda é pouco. Nesse primeiro mês, destaco como principal desafio uma avassaladora necessidade de administrar bem o tempo.

Incrível a quantidade de ideias que surgem. E dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo agora. Cheguei a ficar 15 horas direto diante do laptop, na mesa de trabalho (que aliás é a da sala). E nem senti o tempo passar! 

Minha experiência como editora de revista foi fundamental para que eu organizasse sem muita dificuldade as “edições” da semana. Apurar, redigir, editar, criar ilustrações e vídeos é a melhor parte. Porém, estamos em ambiente digital. E a caça às curtidas não pode ser esquecida. Como isso rouba tempo da produção!

Confesso que à véspera do aniversário, bateu uma ponta de desânimo. Afinal, hoje somos definidos pela quantidade de curtidas que nossas mídias sociais recebem. Optei por fazer uma “campanha” no meu perfil do Facebook e a receptividade foi muito boa.

Assim, nesse exato momento, estou com 313 curtidas orgânicas. O engajamento tem sido satisfatório, sendo que uma única matéria (Na praia com Isaac do Vine) teve um alcance de mais de mil pessoas e esse número continua aumentando. O mais legal foi a forma como essa publicação surgiu. Eu literalmente esbarrei na notícia, na praia de Copacabana, no dia do Réveillon.

E foi essa experiência que considero a chave dessa nova forma de trabalho, que envolve liberdade, mas acima de tudo, comprometimento. Ao meu redor, o clima já era de festa de Réveillon, mas eu fui direto para o computador redigir uma ótima matéria sobre o encontro que tive na praia com um youtuber mirim que, apesar de ter 9 milhões de seguidores nas suas mídias sociais, eu simplesmente desconhecia. Deixar para outro dia e perder o timing? Nem pensar!

Imagino que devem estar se perguntando: ok, mas e a grana?

A monetização de projetos digitais é um desafio para grandes e pequenos empreendedores. Estou desenvolvendo projetos para tornar meu negócio sustentável. Por enquanto, meu retorno tem sido em visibilidade. E contatos. Um deles, inclusive, me conduziu ao início de uma formação em coaching. Sobre esse assunto, falarei mais para frente porque o curso ainda não terminou.

Sobre a administração do tempo, bem, fazer a gestão das nossas mídias sociais é fundamental. Porém, essa parte do trabalho é um belo convite para a dispersão. O WhatsApp ajuda muito para fazer contato e apuração. Porém, se deixar levar pelas conversas dos grupos é fácil.

Assim, uma providência já foi tomada: passei a destinar uma parte das manhãs para a gestão das minhas mídias sociais. E ponto. No restante do dia, o telefone é mantido no silencioso e nada de ficar olhando a todo momento para checar se o aparelho está “respirando”.

Dever de casa:

Confesso que nunca fui muito fã do twitter. Meu perfil por lá está parado, o que significa uma fonte a menos de divulgação do meu trabalho. Não posso me dar a esse luxo. Uma nova mídia vai me obrigar a ser ainda mais disciplinada para evitar a dispersão.

O melhor:

Produzir conteúdo. Como é bom!

Saldo:

Chego ao fim do primeiro mês confiante. Há muito caminho pela frente, é certo. Porém, o prazer de produzir as matérias, de entrar em contato com pessoas cujo trabalho admiro e me cercar desse tipo de energia é o melhor combustível que poderia ter nesse momento para continuar. E cumprindo a meta por mim mesma estabelecida, publiquei uma matéria hoje: A onda das cervejas especiais. Todos estão convidados à leitura. Curtam comigo esse momento na minha página.


Trabalhar em casa tem disso. O que fazer se o gatinho Rony quer ficar o tempo todo do meu lado?

;)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos