A empresa que fabricou este item "possui*" Lean???
Essa semana levantei em algumas mídias como Instagram e principalmente no Grupo de Whatsapp do Lean Coffee WIFI, levantei essa questão.
A empresa que fabricou este item "possui*" Lean???
Algumas pessoas comentaram que não era possível afirmar sem saber qual era a empresa, e sem ir até ela fazer uma visita para in loco avaliar e então responder a pergunta. No post que fiz no Linkedin dia 02/07/2020 onde algumas pessoas também afirmaram isso (veja aqui)
Mas será mesmo que não é possível? Eu diria que afirmar que a empresa "possui*" é um pouco complicado, mas que não, já é bem mais fácil. Lembremos da não tão famosa frase de W. Edwards Demming.
"É errado supor que, se você não puder mensurá-lo, não será possível gerenciá-lo - um mito caro".
Ou seja, podemos obter informações quando não é possível ir medir o processo. Então se entendemos que o Lean é uma filosofia e está intrínseca a cultura da empresa, é possível então ver em seus produtos a aplicação e vivência dos princípios da filosofia. Sendo assim não é preciso ir até a empresa para saber se ela "possui*" ou não o Lean.
Pois bem vamos as análises, o 1º Princípio da filosofia Lean Thinking é o Valor, onde devemos especificar valor sobre a ótica do cliente, ou seja a partir da percepção de atendimento de uma necessidade dele. Se seu produto atende a necessidade do cliente então ele terá uma percepção de valor em relação ao seu produto.
Dito isso vamos analisar o produto melhor a necessidade do cliente que adquiriu o produto em questão:
O cliente adquiriu o produto com duas tomadas para ser possível ligar dois aparelhos simultaneamente, do contrário um produto com uma tomada apenas já seria suficiente para atender sua necessidade e também possui menor custo que o com duas tomadas.
Alguns produtos possuem um plug de tomada em 90º devido o risco do peso do cabo ou em caso de carregadores terem o plug no próprio corpo do produto. Com isso existe o risco de danificar o plug e tomada caso fossem retos.
Plug 90º com cabo longo onde dependendo da altura da tomada pode-se ter um peso considerável do cabo.
Plug 90º acoplado ao corpo do produto que possui um peso considerável.
Tendo em vista esse tipo de plug, o que acontece ( e comigo aconteceu) é que não é possível conectar dois equipamentos com este tipo de plug ao produto em questão, pois ele possui as tomadas no mesma direção assim ao tentar conectar o segundo produto, este irá "encavalar" no primeiro. Com isso o cliente que comprou um produto com duas tomada, só consegue utilizar uma tendo então um produto que não lhe atende sua necessidade. Desse modo não há percepção de valor, e se não há percepção de valor não há agregação de valor, e isso tudo porque o valor não foi especificado pelo ótica do cliente, ao ser fabricado. A empresa que fabricou o produto falhou no 1º Princípio, com base nisso já podemos afirmar que esta empresa:
Não "possui*" Lean
Mas vamos mais além, porque no grupo de Whatsapp do Lean Coffee WIFI, nós fomos. Uma pessoa do grupo alegou que poderia ser um erro de montagem, pois existem produtos onde as tomadas são intercambiáveis.
Neste tipo as tomadas são do tipo intercambiáveis, podem ser trocadas por interruptores, tomadas tipo USB, dimmer, entre outros. E com isso podem ser montadas em qualquer direção, fazendo com que seja possível que tenham sido montadas "erradas" assim como na foto.
Para descobrir se isto estava ocorrendo fomos ao Genba, ou seja desmontei a produto para analisar se ele era desse tipo.
Ao desmontar o produto a confirmação de que não era o caso pois este possui tomadas do tipo fixas.
Com essa informação a mais ficava mais claro que a empresa fabricante não "possui*" Lean.
Mas então foi levantada a hipótese de o produto ter sido montado errado caso houvesse algum tipo de encaixe, mas uma vez retornei ao Genba, continuei a desmontagem do produto. Conformei fui desmontando comecei a perceber que aquela era realmente uma tomada fixa pois foi extremamente difícil desmontar o conjunto, inclusive com risco de machucar a mão durante a atividade. (NÃO RECOMENDO FAZER)
Num primeiro momento tive a impressão de que realmente conforme hipótese levantada, o produto havia sido montado errado. Opa, talvez a empresa não tenha falhado no 1º Princípio, apenas falhou na fabricação, há uma esperança afinal.
Pois bem, parti então para montar a tomada do jeito certo, feliz então, pois agora poderia usar o produto em sua totalidade. Mas nem tudo que reluz é ouro, e logo nas primeiras tentativas fracassadas em montar a tomada invertida, o que descobri não só confirmou que a empresa não "possui*" Lean, como criou a suspeita de que talvez ela "possua*" o FAKE LEAN.
Eu não consegui montar a tomada invertida, pois no projeto do produto foi inserido um Poka Yoke (dispositivo a prova de falha) para evitar que tomada seja montada "ERRADA" (que na verdade seria o certo). Este fato não só responde nossa pergunta, como me faz crer que estejamos diante de um FAKE LEAN.
Explico, a adoção de Poka Yoke é prática comum quando iniciamos um jornada Lean, são dispositivos que previnem que algo seja feito do modo errado, ou seja, garantem que seja sempre feito da forma certa. Com isso entendo que a intenção do projetista foi garantir que o produto sempre seja montado de uma forma que não atende a necessidade do cliente. E pior de tudo é que não me surpreenderia de chegar na empresa do fabricante e descobrir que a adoção desse Poka Yoke ganhou premiação como melhor melhoria do ano. Por isso suspeito que na verdade estejamos falando de um FAKE LEAN. E respondendo a pergunta feita logo no início:
A empresa definitivamente não "possui*" Lean!
Além desse conclusão podemos retirar outros dois pontos desta história:
1º É preciso ir ao Genba, especialmente ao Genba do cliente.
2º W. Edwards Demming está corretíssimo em sua afirmação, não poder ir ao Genba n ão nos impede de obter informações.
Concluo agradecendo aos participantes do Grupo de Whatsapp do Lean Coffee WIFI pelo rico debate que resultou neste artigo, a grande riqueza do conhecimento é válida quando a troca de informações e principalmente de questionamentos. Muito obrigado a todos.
*utilizei o verbo possuir para facilitar a compreensão, Lean não é algo para ser possuído ou ter.
Bacharel em Direito | Gestão de Pessoas | Qualidade | ISO 14001 | ISO 45001 | CERFLOR | Meio Ambiente
4 aExcelente! Parabéns pelo artigo! Sobre Grupo de Whatsapp do Lean Coffee WIFI...como faço pra participar? Obrigado!
Engenheiro Civil | Especialista em Gestão da Qualidade
4 aDaniel, permita-me uma provocação: Considerando que existe uma norma a ser seguida para a fabricação de plugues e tomadas (ABNT NBR 14136) será que a empresa que 'não possui Lean' não é aquela que produz esses plugues que você citou? Lembrando que ao usar filtros de linha temos problemas com esses tipos de plugue.
Lean Leader - RIP (GRUPO KAEFER)
4 aExcelente artigo Daniel Pezi!