As empresas estão atrás de você, mas não sabem como lhe encontrar...
Sim, isso mesmo!
Mas você que está buscando uma nova recolocação deve estar se perguntando, como assim? Eu me candidato para vagas e muitas vezes, nem ao menos recebo um retorno. É verdade, infelizmente isso acontece também.
Atuo há mais de 20 anos em RH (não sou tão velho, é que comecei cedo... Rs), então gostaria de compartilhar minhas reflexões.
A questão é que em se tratando deste novo momento da economia e do mercado, estamos em transição. O mundo mudou muito rápido na última década, e por conta da p@ndemi@ mundial, deu um salto ainda maior nestes últimos dois anos.
Eu fui criado ouvindo meus pais dizerem que "emprego a gente não escolhe". Já ouviram alguma vez? Pois então, já tínhamos entendido que sim, mas "após a p@ndemi@" descobrimos ainda mais que é possível se ter escolha, é possível escolher novas formas de trabalho.
Porém, a régua de exigência também vem subindo, as vezes de forma desproporcional ou sem lógica, pois quando se lê muitas descrições de vagas/cargos, parece que se está buscando algum tipo de "super-herói", não é mesmo?
Agora já não basta mais conhecimento e experiência naquela área que você dominava. O profissional de hoje deve conhecer e atuar como um generalista, ter autoconhecimento para desenvolver sua inteligência emocional, bem como inúmeras competências comportamentais. Precisa ter espírito de aprendizagem constante, entender de marketing pessoal, ferramentas digitais, aprender a como fomentar seu networking, e estar atento as tendências. Ufa!
Agora de um lado temos as empresas, convivendo cada vez mais em um mundo supercompetitivo, com seus executivos sendo cobrados a todo o momento e cada ano por maiores resultados (Ebitda, ROE, Equity, etc), menor custo, inovação, ESG, e por aí vai. Quem não fica quase louco!?
Recomendados pelo LinkedIn
De outro lado temos os profissionais, os trabalhadores, com seus desejos, sonhos, objetivos, e que para isso buscam um lugar em que possam se sentirem realizados, relevantes, ouvidos, e minimamente com segurança psicológica. Ah! Sim. Um ambiente saudável, com verdadeiros líderes e bons colegas.
E no meio de tudo isso, está o RH. As vezes quase um "lobo solitário".
Muitas empresas não têm clareza sobre os caminhos a seguir e as vezes alguns acabam acreditando que exista alguma fórmula mágica, tipo um "coelho da cartola" que o pobre do RH vai tirar, “um formulariozinho de avaliação de desempenho, um planinho de cargos e salários, festinhas, balões, etc.” E que com isso a equação irá se resolver. Pobre engano!
Infelizmente não é assim!!!
O motivo das pessoas virem e ficarem se dará em grande parte por uma combinação de inúmeras coisas, e que sim, vai desde um pacote de remuneração condizente ao mercado, passando por ambiente humanizado e saudável, bons processos de gestão, através de uma liderança forte com os valores morais compartilhados.
É assim que a empresa constrói uma ótima reputação e desta forma poderá atrair ótimos profissionais.
Mas como se constrói tudo isso, esse "mundo perfeito"? Bem, acredito que perfeito não, mas com certeza pode se chegar a um mundo adequado para ambos os lados, onde todos saímos satisfeitos.
Ah! Por onde... Comece avaliando a cultura organizacional e parta daí...
Segurança e Higiene Ocupacional | Gestão de Riscos Ocupacionais| Indicadores de SSO |
2 aFantástico!! Parabéns pelo artigo💡👏
Saúde e Segurança Ocupacional | Indicadores SSO | Cultura de Segurança | Gestão de Riscos Ocupacionais | e-Social
2 aSensacional. Parabéns pelo artigo! 👏
Diretora Executiva Ibema Participações / Conselheira de Administração / YPO Member
2 aExcelentes colocações Júlio! Acredito que os líderes têm um papel super importante neste processo. Ainda vemos muitas distorções entre os discursos e a prática. Cuidar da cultura é o verdadeiro papel daqueles que estão à frente das organizações!
Manager - Human Resources | Engenharia e Supply Chain Division at Michael Page
2 aJulio, parabéns pelo artigo!!!
CLO at Software Mental, a mindset assessment company
2 aHoje os talentos selecionam as empresas, o melhor jeito de "ser encontrada" e tendo um cultura organizacional estimulante, atraente e autêntica. Há muito a se fazer nesse sentido nas organizações, né Julio Lopes