Encarando desafios! Lições aprendidas com a placa de patrimônio!
Você deve ter visto o título deste artigo e se perguntado, o que seria uma plaquinha de patrimônio?
Ou talvez tenha pensado, que título estranho, qual a relação de desafios com placa de patrimônio?
Mas é exatamente isso!
Compartilho com vocês uma história que vivi e os ensinamentos que ficaram para a vida.
Era o meu primeiro dia no que seria o meu segundo estágio quando fazia a faculdade de turismo. Jovem, Super empolgado, uma grande rede hoteleira brasileira, estágio na área de Contabilidade, uau, que show! Fui muito bem recebido pelos colegas, pelos gestores e em alguns dias receberia meus equipamentos e o meu primeiro trabalho! Trabalharia na frente de Ativo Fixo! Uau novamente, que bacana, que desafio! Mas o que será que iria fazer?
Logo recebi meus equipamentos, um extrator de grampos (???), uma cola de junta de motores a diesel (???), plaquinhas de patrimônio e um Palmtop! Alguns podem não conhecer, mas na época era uma super tecnologia rsss.
Pois bem, minha primeira atividade foi ir até o depósito, organizar todos os móveis, equipamentos, etc e fazer o inventário, ou seja, o levantamento do patrimônio. Não hesitei... Vamos começar! Organizei, atualizei as informações no Palmtop, consolidei em uma planilha e pronto, finalizado! Missão cumprida! Rinite atacada, mas feliz com o resultado.
Conversei com o meu gestor, e ele falou que eu teria um novo desafio! Vamos lá!
Só não imaginava o que estaria por vir...
Caminhamos até um prédio anexo, um teatro, e ele falou, agora é aqui. Perguntei, Aqui? Na bilheteria? Na parte administrativa? E a resposta foi, no teatro! UAU mais uma vez...
Me lembro que fomos para os bastidores, o teatro era enorme e haviam pilhas enormes de cadeiras, além de todos os móveis dos camarins, do administrativo, da bilheteria, do palco, da platéia, da mesa de controle.
E ele me deixou lá para começar, foi aí que vieram os aprendizados!
Sentei, olhei para a pilha de cadeiras, pensei por alto quanto tempo levaria, mas aproveitei para dar uma volta nos bastidores, adorava aquele clima! Conheci algumas pessoas, falei sobre o trabalho que faria e depois de um tempo, voltei a sentar e olhar para a pilha. Vamos lá! Tinha que fazer em quatro etapas, uma era retirar a placa antiga com o extrator, a outra era passar cola de junta de motores a diesel, e a última era colar, além de fazer o controle com o palmtop.
Passei alguns dias fazendo, algumas pessoas passavam e perguntavam, outras olhavam, mas um determinado dia eu descobri o que era espírito de equipe! Algumas pessoas viram o trabalho que teria e perguntaram o que eu deveria fazer e se poderiam ajudar! Claro! Agradeci muito a ajuda! Parecíamos uma linha de produção, um pegava a cadeira, outro retirava a placa, outro já estava passando a cola e colando! Foi uma verdadeira diversão e criamos uma forte amizade!
Não tinha palavras para agradecer, mas vivi o que seria trabalho em equipe, vivi o que seria pró atividade, quando eles mesmos pró ativamente se colocaram à disposição para me ajudar, vivi o que seria ter claro os objetivos.
Pouco tempo depois terminei o Teatro! Inventário completo! E muito agradecido com todos!
Compartilhei o trabalho com o meu gestor e o apoio quetive, ganhei então um novo desafio, fazer o inventário de todo o hotel! Uma experiência incrível, onde conheci muitas pessoas, aprendi muito, mas acima de tudo vi quanto valiosa era a humildade, o trabalho em equipe, o relacionamento/networking, traçar os objetivos e avançar, ter resiliência para superar, ter disciplina, ser organizado, enfim, aprendi muita coisa que certamente levo para a vida! Uma grata experiência que me tornou certamente uma pessoa/profissional melhor!
Terminei o inventário do Hotel, cobri as férias de uma funcionária, fazendo lançamento contábil, fiz multifunção em alimentos e bebidas, ou seja fui garçom e a lição que tive foi, independente do desafio, o que vale é a sua intenção e a energia que colocará! Se estamos abertos, com pensamento positivo, superamos!
No final, infelizmente não fui efetivado por não haver uma posição, mas muitas outras oportunidades surgiram e grandes laços foram criados!
Deixo aqui meu sincero agradecimento à todos do teatro e do hotel que me ajudaram, e que me ensinaram grande valores que gratamente compartilho com vocês e que levo para a vida!
O mérito não é meu, e sim deles que tiveram atitude e pensaram no próximo, sem hesitar! Me ensinaram muito! Obrigado!
Que possamos sempre ajudar ao próximo para construirmos juntos algo maior, grandioso!
Abraços!