Como é ser Gestor?
Por tempos queria escrever um artigo e não sabia qual o tema, como escrever, o que escrever, mas em uma sessão onde eu seria o mentor, recebi uma lição "insconsciente" que me fez despertar e descobrir que o artigo que eu quero escrever tem que ser de coração, algo que eu acredito, algo que meus olhos brilhem para escrever e por isso estou aqui, compartilhando com vocês o meu "primeiro" artigo.
No último voluntariado que participei, junto ao instituto PROA, com meninas recém formadas para uma sessão de Mentoring, a Jéssica me fez uma pergunta que depois me fez refletir muito! No final eu acabei sendo um mentorado!
Ps. A foto deste artigo é do time de voluntários da Oracle que participou da sessão de mentoring junto às meninas formadas do PROA.
Jéssica: "Eduardo, como é ser um Gestor?"
Uma pergunta teoricamente simples, mas que me fez voltar ao passado, como um filme de milésimos de segundos.
Naquele momento eu senti uma grande energia, felicidade, entusiasmo para responder e a minha resposta saiu naturalmente, como eu efetivamente era, genuino e transparente.
"Jéssica, ser gestor para mim particularmente é uma experiência incrível, sempre acreditei que um bom gestor não era o profissional excelente somente tecnicamente ou em conhecimento, mas sim aquele que reserva seu tempo para olhar para as pessoas, olhar para o seu time.
Cada pessoa tem a sua particularidade, cultura, religião, histórico de vida pessoal/profissional, ser gestor é olhar o time com equidade, ajustar para que seja correto e adequado à todos.
Ser gestor é capacitar-se e capacitar seu time, é fazer reunião 1:1, é dar mentoring é saber o que motiva cada colaborador, é saber o objetivo profissional de cada colaborador, é conhecer suas fortalezas e suas oportunidades de melhora, é apoiar para que ele siga e avance sua carreira, é fazer voar!
Certamente, você terá alguns gestores ao longo da sua vida profissional, alguns que você terá uma grande empatia que te dará energia para voar, mas outros que serão mais duros, mais rígidos e talvez algum muito direto e sugador de energia. Mas independente do tipo de gestão, se um dia você desejar ser uma gestora, você deve olhar para o passado e absorver o melhor de cada um deles, é criar o seu próprio estilo, seu prórpio tempero, é saber o que você fará pelo seu time e o que você definitivamente nunca fará!
Ser gestor é empoderar, acreditar nas pessoas, deixar cada um com sua diversidade voar, pois somente assim teremos uma equipe, um time motivado, unido e com resultados que refletem este ambiente."
E assim terminou minha resposta para a Jéssica pelo curto espaço que tínhamos, mas vi no brilho do seu olhar o quanto aquilo a tocou!
E Jéssica, se me permite complementar a minha resposta, ser gestor também é tocar as pessoas, despertar o brilho no olhar e ter aquele 6o sentido aguçado para saber como seu time está e como melhor adaptar para chegarem ao próximo nível.
Ser gestor é estar em constante questionamento interno, é ser inquieto por aprendizado, se desenvolver tecnicamente, mas muito mais do que isso, é desenvolver seu espírito de liderança, conhecer ferramentas de gestão, é gerir seu time!
Mas isso não quer dizer que ser gestor é aceitar tudo ou fechar os olhos para algumas ações/atitudes, não é o fato de tomar uma cerveja junto com o time que o tornará melhor gestor, ser gestor também é saber separar amizade de trabalho/responsabilidades.
Tenha claro que se o gestor tem olhos para o time, é importante saber que o time também terá olhos para você, ou seja, suas atitudes, palavras, dirão se você efetivamente está sendo verdadeiro, transparente e justo com todos.
As vezes será necessário ser mais duro ou mais rígido, mas sempre com humildade, respeito e transparência, se algo não foi positivo, é saber dar o feedback separadamente e construir esta relação que certamente será sempre muito enriquecedora para todos!
Para finalizar, ser gestor, ou melhor, o gestor também pode tomar uma cervejinha com o time no momento adequado rsss, afinal, o gestor também é humano!
E esta é a mensagem que quero passar! Particularmente, ser gestor para mim também é ter o prazer de ver seu time se desenvolvendo, crescendo, voando! Quando volto para casa e sei que mesmo com um dia difícil, meu time estava lá, firme e forte, voando, sei que cumpri com o meu dever de gestor.
Jéssica, obrigado pela sua pergunta, obrigado por me fazer refletir e me tornar uma pessoa/profissional melhor!
Se você seguir uma carreira de gestão, quero ver sempre o brilho no olhar que eu vi quando compartilhei o que para mim é ser um gestor!
Voa Jéssica!!!
Patient Experience Manager | Innovation | Customer Experience
5 aSofia Esteves, olha o artigo que escrevi alinhado com o seu tema de liderança emocional. Abraços
Patient Experience Manager | Innovation | Customer Experience
5 aRodrigo Dib, muito obrigado pela oportunidade linda que foi esta tarde de Mentoring! Escrevi este artigo como um relato sobre a minha experiência e o grande aprendizado/reflexão! Abraços
Consultor independente na Mchincoa - Consultoria Empresarial
5 aEduardo bacana seu artigo. Quando gestor o papel que deve predominar é o de ser justo, tratando todos do time com equidade.
Mãe da Miá | Business Analyst | Advise | Data Quality | KPI | Crises Managment | Trainning and Development
5 aBelas palavras Edu
Coordenadora de Performance e Estratégia - Produtos Digitais
5 aEdu sempre muito bom com as palavras!! Definiu super bem... e eu como sua funcionária posso atestar: vc é um excelente gestor!!