Encerrando mais um ciclo

Encerrando mais um ciclo

2019 está há poucos dias de se encerrar e esta é uma boa época para refletir sobre o fechamento de mais um ciclo em nossas vidas. As pessoas têm por costume fazer um balanço sobre o ano que passou a fim de avaliar os momentos importantes que aconteceram, que faltaram, que foram planejados ou que foram espontâneos. Essa reflexão nos prepara para o próximo ano e nos ajuda a planejar nossos objetivos futuros.

Ao completar um ciclo, diversos sentimentos positivos e negativos afloram e muitos deles estão relacionados ao que aconteceu neste ano. Podemos ter uma sensação de uma etapa vencida ou de uma etapa em que muitos acontecimentos faltaram, podemos ter esperança para o próximo ano ou desmotivação por não acreditar que um novo ciclo trará novas oportunidades. Independente do sentimento, é importante parar e planejar o próximo ano, mesmo que os objetivos sejam menores ou com pouco significado. Planejar faz bem para a saúde mental, nos coloca conscientes da nova etapa, nos ajuda a nos organizar e nos apropriar das nossas funções e nossos papéis na vida e nos motiva a realizar nossas metas.

Vamos juntos refletir sobre mais um ciclo que se encerra?

Tente pensar nas áreas da sua vida: relacionamento familiar, lazer, relacionamento social, finanças, trabalho/estudo, cultura/arte, saúdes física e mental, espiritualidade, intelectual, relacionamento íntimo dentre outras áreas que você considera importantes. Enquanto você pensa em cada uma dessas áreas, se faça perguntas: o que eu planejei para essa área da minha vida deu certo? Eu consegui atingir o objetivo ou o resultado que estava esperando? Se a resposta a essas perguntas for sim, reveja o caminho que você fez para atingir este objetivo e identifique o que foi necessário em cada caminho para que você alcançasse sua meta. Reconheça os seus feitos, parabenize-se pelas suas conquistas e sinta orgulho do que você alcançou. Quando reconhecemos nossos feitos positivos, reconhecemos a importância deles em nossas vidas, ficamos mais motivados, mais animados, afloram mais sentimentos e sensações boas, enfim cuidamos da nossa saúde mental. Mas, se a resposta àquelas perguntas for não, tente identificar qual foi a falha ou o que aconteceu para que o seu objetivo não fosse alcançado. Tente pensar numa solução para isso que não aconteceu, reveja e faça um novo planejamento para atingir o seu objetivo, imagine quais sentimentos e sensações virão com a meta alcançada e o que ela trará para a sua vida. Refletir dessa forma te ajuda não só a identificar os problemas e as dificuldades enfrentados durante este ano como também a repensá-los e transformá-los em lições e crescimento pessoal para as próximas experiências.

Após fazer esse balanço sobre o ano que se encerra, pense e planeje o próximo ano. Imagine  as metas que você gostaria que acontecessem e o que elas trazem para a sua vida. Organizar-se para o início de um novo ciclo permite não só ter consciência dos propósitos que você traçou para sua vida, como também trazem tranquilidade e equilíbrio para começar o novo ano.

Com as metas de vida revistas e os sentimentos renovados, desejo que o seu ano de 2020 seja de muitas realizações e conquistas!

TEXTO ESCRITO POR: 

TALITA DA FONSECA

CRP 12/16929



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Talita Freitas Chamoun da Fonseca

  • O que tem te irritado no outro?

    O que tem te irritado no outro?

    Já parou para pensar que a sua irritação com o outro pode dizer mais sobre você do que sobre o outro? Muitas vezes, a…

  • Transtornos Alimentares

    Transtornos Alimentares

    Os transtornos alimentares são tão frequentes hoje e todos querem falar a respeito. Então, vamos conversar sobre para…

  • Hipnose clínica

    Hipnose clínica

    Falar sobre hipnose é sempre interessante, pois percebo o quanto as pessoas se equivocam com relação ao seu conceito…

    1 comentário
  • Como reeducar sua alimentação

    Como reeducar sua alimentação

    Para boa parte das pessoas, colocar na lista de resoluções do ano um novo hábito alimentar é muitas vezes desafiador ou…

  • O que esses triatletas têm a ver com você que faz terapia?

    O que esses triatletas têm a ver com você que faz terapia?

    Há pouco tempo, o triathlon passou a chamar a minha atenção e pude perceber alguns aspectos do esporte que se…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos