ENCHIMENTO DE JUNTAS DE CONTROLE EM LAJES DE CONCRETO

ENCHIMENTO DE JUNTAS DE CONTROLE EM LAJES DE CONCRETO

O concreto não é um material dúctil - ele não se estica ou dobra sem quebrar. Essa é sua maior força e maior fraqueza. Pela sua alta dureza e alta resistência à compressão usamos sempre como substrato nas construções. Mas o concreto se move - ele encolhe, se expande, em diferentes partes de um edifício se movem de maneiras diferentes. É aqui que as juntas entram em jogo.

Embora muitos elementos de construção sejam projetados e construídos com juntas, incluindo paredes e fundações, limitaremos essa discussão a juntas em lajes de concreto. Aqui está uma visão geral dos tipos de juntas, sua função e dicas para localizar e instalar juntas.

À medida que o concreto se move, se está amarrado a outra estrutura ou mesmo a si mesmo, obtemos o que chamamos de contenção, que provoca forças de tensão e que invariavelmente levam a rachaduras. A limitação significa simplesmente que o elemento de concreto (seja uma laje, uma parede ou uma fundação).  As juntas permitem que um elemento de concreto se mova independentemente de outras partes do edifício ou da estrutura. As juntas também permitem que o concreto encolhe enquanto seca - evitando o que é chamado de restrição interna. A restrição interna é criada quando uma parte de uma laje encolhe mais do que outra, ou encolhe em uma direção diferente. Pense o quão ruim você se sente quando parte de você quer fazer uma coisa e outra parte quer fazer outra coisa! O concreto sente a mesma maneira.

Por isso os materiais e sistemas a serem usados nas juntas tem que ser especificados bem antes que se lance o concreto no piso. Isso evitara a degradação do concreto ao decorrer de seu uso: Trafego de empilhadeiras, paleteiras, carrinhos entre outros.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos