Encontrar a pessoa certa é fundamental e leva tempo
Sabemos que o processo de recrutamento e seleção é fundamental para uma empresa, pois é dali que surgirão novos colaboradores e talvez os futuros gerentes. Mas esse é um processo lento e que demanda muito cuidado para que os melhores sejam escolhidos.
O recrutamento sempre é um desafio para as organizações, ainda mais em países subdesenvolvidos onde o sistema não consegue acompanhar a demanda do mercado, tornando esse trabalho ainda mais difícil.
É por isso que o papel dos recrutadores é chave. Eles são responsáveis por buscar no mercado não só o talento certo, como alguém que tenha uma cultura que combine com a da empresa. O bom candidato é aquele que se identifica com o DNA da companhia e, para ele, fazer parte dela é algo natural.
De acordo com Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina, encontrar e recrutar uma pessoa talentosa não é a única parte do processo, é necessário que seja escolhida uma pessoa que se adeque ao ambiente de trabalho. Por esse motivo as organizações tem aderido a ideia de funcionários indicarem colegas capacitados, porque trabalhar com quem você já conhece e respeita só tende a melhorar o ambiente.
Agora, a outra parte do desafio é manter a equipe motivada. E como fazer isso? Oferecendo e eles um plano de carreira e oportunidades de desenvolvimento, valorizando os profissionais que não se acomodam e motivando-os a irem atrás de novos desafios, de buscar mais conhecimento.
Encontrar o profissional ideal é fundamental, mas não é fácil e demanda tempo. "Uma empresa só é capaz de atingir eficiência quando se preocupa em atrair os profissionais certos, privilegia a diversidade e encontra o melhor de cada perfil. Recrute aquele que hoje vai te ajudar na resolução de conflitos, mas que tenha também um perfil empreendedor e esteja apto para crescer e se tornar um futuro líder." Alexandre Hohagen.