Encontrar SENTIDO em nosso trabalho gera FELICIDADE.
A felicidade no trabalho é algo que cada dia mais vem sendo desmitificada e trabalhada pela organização fazendo-se parte da cultura, algumas criando programas bem interessantes e fecundos, outras buscando conhecer mais e incluindo o colaborador em ações de bem-estar ou com ações pontuais de sensibilização.
É muito importante quando líderes participam desse processo, na verdade não se pode acontecer sem eles, o impulso pode vir de qualquer um, mas as lideranças é que precisam estar cientes dos bens adquiridos para todos, inclusive ela própria.
Uma liderança positiva não age bem apenas com seu time, age bem com clientes, stakeholders e consigo mesma promovendo felicidade e bem-estar organizacional.
A psicologia positiva e neurociência nos tem mostrado inúmeros dados de pesquisas contendo os benefícios na implantação de ações e planos de Felicidade Organizacional.
Gosto muito dos pontos abordados pelo Doutor (PH D), psicólogo Ron Friedman. Friedman é um especialista em motivação, área que dedico boas horas de estudo, gosto de pesquisar este efeito dopaminérgico que tanto nos faz seguir em busca de algo.
Ele diz:
"[...] é importante para todos os funcionários ter um entendimento explícito sobre o valor de sua contribuição, para que eles permaneçam motivados mesmo quando o progresso é de difícil percepção. Encontrar SENTIDO em nosso trabalho nos dá um escopo para entender nossos sacrifícios. As pesquisas sobre as experiências no local de trabalho enfatizam tal ponto. Em termos gerais, nós nos sentimos MAIS FELIZES buscando objetivos de longo prazo ao contrário de objetivos de curto prazo. Nós também nos sentimos melhores quando nossos objetivos se centram no benefício dos outros em vez de se centrarem em nossos próprios objetivos."
Recomendo a leitura desse livro ou vídeos de Friedman para RH e líderes.
Vamos juntos criar uma Cultura de Felicidade Organizacional e que se torne hábito entre todos da corporação, pois todos temos nosso papel a desempenhar.
Abraços fraternos,
#felicidadenotrabalho #felicidadeorganizacional #cho #chiefhapponessoficcer #neurociencia #liderancapositiva #liderancatransformacional #gestaodepessoas #bemestar