Felicidade e relacionamentos
Felicidade e relacionamentos
Depois de ter lido mais um artigo fantástico da @Cristina Nogueira da Fonseca pus-me a pensar…mais um estudo da BCG aponta para 10 factores que conduzem os colaboradores à Felicidade…Os 5 best of são:
1. Ser apreciado pelo seu trabalho
2. Boas relações com os colegas
3. Bom equilíbrio entre o trabalho e o resto da vida
4. Boa relação com os superiores
5. Estabilidade Financeira da empresa
Ora, 3 destes 5 DEPENDEM DE RELACIONAMENTOS ENTRE PESSOAS…de comunicação entre pessoas, de empatia, de sabermos relacionarmo-nos com o outro.
Dito isto, não acham que é incrível?
Pois é…mas será isto o mais difícil de conseguir diria eu…
Quantas pessoas já passaram pela minha vida profissional que eram excelentes profissionais do ponto de vista técnico, e que eram uma “nulidade” enquanto líderes, que não sabiam de todo comunicar com pessoas…Que eventualmente conseguiam dizer o que era preciso dizer mas da pior maneira possível…Quantos não largaram posições de chefia porque de facto não tinham condições nem competências para comunicar, quanto mais para inspirar colaboradores…
Por isso sou defensora de uma educação alicerçada em pilares como a empatia, o respeito, a solidariedade e a simpatia. Se não tivermos estas características nunca seremos excelentes profissionais, por muito bons tecnicamente que sejamos…a não ser que estejamos sozinhos a fazer análises ao gado em Burkina Faso😊 e nem assim…
Acredito que tudo se consegue aprender até na idade adulta, seja nas escolas, universidades ou formação…mas em relação a estas competências , as “humanskills” e não Soft skills, deverá ser em casa a primeira fonte de inspiração…deverão ser estes os valores que ensinamos aos nossos filhos e que temos que garantir que eles os incorporam para serem colaboradores e lideres nas empresas do futuro. E felizes.
Como se faz isto? Pelo exemplo, pela mimetização de atitudes, pela forma de falar com os outros, de interagir com os outros, de reagir a situações menos positivas, pela abordagem positiva que podemos e devemos fazer sempre. Assim como nas empresas.
Cabe-nos a nós fomentar estes relacionamentos. Às empresas compete a criação de um ambiente e de uma cultura facilitadora da felicidade. Mas a nós cabe-nos tudo o resto.
Marta Branquinho Garcia
Talent Acquisition Specialist @Air Liquide #IChooseAirLiquide
5 aAs empresas são as pessoas que nelas trabalham. As pessoas fazem a diferença. Sempre.
Cabe-nos a nós fomentar estes relacionamentos. Às empresas compete a criação de um ambiente e de uma cultura facilitadora da felicidade. Mas a nós cabe-nos tudo o resto. Nem mais.
Grupo ETE - Navex Empresa Portuguesa de Navegação, SA
5 aFortissimo. O último parágrafo em especial.