Energia que move para o sucesso
Boa notícia: a motivação
nasce com você – é sua!
Veja o porquê: acontece no nosso organismo, é responsável pela intensidade, direção e persistência dos nossos esforços para alcançarmos objetivos na nossa vida. Sua intensidade muda ao longo do dia e é diferente para cada um de nós. Assuma as rédeas: muitos de nós achamos que o outro, a empresa, a família, a mulher ou esposo é responsável pela nossa motivação. Cuidado! A responsabilidade é sua. Obviamente o ambiente interfere no nosso estado motivacional. Daí que mudar de ambiente é um dos caminhos para manter essa chama acesa.
Como?
- Conhecendo quais são suas necessidades motivacionais, ou seja, o que você precisa. E isso não é algo material, é algo interno. Por exemplo: você precisa dormir, comer, sentir-se útil e/ou reconhecido, ter momentos de troca com amigos e família. Liste quais são as suas necessidades (cuidado para não colocar coisas materiais na lista). Toda “coisa” material tem uma necessidade por trás. Por exemplo: carro, celular, roupas podem ser necessidade de status, reconhecimento ou grupo de pessoas.
- Tomando as melhores decisões. Escolhendo pessoas, empresas e ambientes que favoreçam a “alimenta- ção” para nossas necessidades, o que inclui compra de bens materiais.
Atenção: satisfação pessoal é resultado de um conjunto de necessidades motivacionais atendidas.
Plano de ação:
- Identifique quais são as suas necessidades motivacionais em cada esfera da sua vida: profissional, social, financeira, etc. perguntando-se: o que é importante para mim, o que me faria feliz, o que me faria sentir mais satisfação?
- O que eu preciso para atender a essas necessidades? Coloque ao lado das necessidades.
- Escreva como você pretende fazer para conseguir o que você precisa para atender as suas necessidades motivacionais.
Resultados: melhores decisões, maior satisfação e motivação permanente. Viver a vida pode ser muito melhor. Vale muito a pena!
Matéria publicada no Metro News (página 20), em 26/01/2015.
Clique aqui para ter acesso à matéria.
Leia mais, clique aqui Facebook, Blog
Nossa! Estava mesmo precisando ler algo motivacional.