Estou perdido x autodescoberta

Estou perdido x autodescoberta

“Estou perdido”: essa é a frase que a maioria dos profissionais que me procura expressa.

Alguns ocupam posições de gerencia, diretoria ou mesmo são empreendedores. Têm sua própria empresa, e não sabem qual seria o próximo passo. Outros até acham que querem vir a ocupar uma posição hierarquicamente superior mas não sabem o que fazer, e outros não sabem mesmo o que fazer.

Ouço com paciência e carinho. A pessoa encontra-se muito angustiada e até, por vezes, bem abatida. Precisa de acolhimento, e uma sugestão (encaminhamento) de "solução" para esse momento tão complexo e desafiador.

Certamente um profissional nos ouvir ajuda muito. Essas pessoas sempre saem mais aliviadas da primeira conversa. No entanto, também já saem sabendo que terão que explorar, com ajuda de perguntas chave e método de trabalho, o que está ocorrendo e que as tem levado a se sentirem dessa forma.

E assim começa um processo de descoberta, por meio do autoconhecimento provocado de forma sistemática e com base em alguns princípios – entre eles o de carreira – e esses profissionais se descobrem. Sim, se descobrem literalmente! E também entendem que a responsabilidade por traçar novas rotas esta totalmente sob sua responsabilidade.

Alguns ganhos são percebidos ao longo do processo: conhecimento do perfil e da carreira, da biografia e sua relação com a carreira, da forma como lidam com o meio e as repostas que podem levar ao estresse (muitos estão próximos de um burnout), das crenças limitantes e dos pensamentos intrusivos, entre outros.

Um ganho que me chama a atenção é o de todos eles terem me dito: "Sinto-me mais livre e muito mais autoconfiante". Sem duvida, recuperar a saúde mental talvez seja o maior ganho de um trabalho desses já que não existe realização na carreira sem saúde mental.

Termino este post agradecendo a oportunidade de realizar minha carreira e de poder ter contribuído ao longo desses mais de 40 anos para a melhora da experiência de vida de muitas pessoas. E, sim! De poder continuar exercendo a minha carreira e vendo e ouvindo tantas pessoas se transformando por realizarem suas carreiras.






Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos