Enfrentando os desafios urbanísticos com novas perspectivas

Enfrentando os desafios urbanísticos com novas perspectivas

Frequentemente nos deparamos com afirmações que culpam a falta de políticas públicas ou a excessiva verticalização das cidades pelos problemas urbanos existentes. Esses discursos, muitas vezes simples e amplamente difundidos, acabam por mascarar a complexidade das questões urbanísticas de cada local. Em um contexto em que a boa técnica é frequentemente prejudicada por discursos generalistas, como podemos encontrar um equilíbrio entre os interesses diversos que compõem nossa sociedade?

A construção civil, por exemplo, é um setor onde várias categorias - arquitetos, urbanistas, investidores, incorporadores, advogados, entre outros - dependem umas das outras. Recentemente, a legislação urbanística da cidade de São Paulo trouxe novos instrumentos que podem transformar o panorama urbano e econômico da cidade.


O Plano Diretor, revisado em 2023, e a nova Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de 2024 introduziram duas políticas significativas.

A primeira promove incentivos financeiros para reformas e retrofits de edificações existentes, oferecendo uma alternativa viável e sustentável à demolição total e construção de novos edifícios.

A segunda incentiva empreendimentos de uso misto em zonas de alta densidade, combinando habitações de interesse social e mercado popular, reduzindo os custos de construção e promovendo uma maior integração social.


Essas políticas públicas municipais oferecem oportunidades para inovar na construção civil, trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais. No entanto, a verdadeira mudança depende principalmente da disposição da sociedade em abraçar essas oportunidades.

A viabilidade de realização das transformações urbanas depende de uma forte conexão entre as etapas de escuta, planejamento, desenho, execução, operação, usufruto e manutenção. - Adriana Levisky

Participar de uma ação sinérgica entre projetistas, investidores, incorporadores e cidadãos pode levar a novas soluções urbanísticas e oportunidades para criarmos cidades mais integradas e sustentáveis.  


Este embate entre discursos simplistas e a necessidade de a sociedade abraçar essas mudanças legislativas em prol de uma maior qualidade urbana também foi tema do texto mais recente de Adriana Levisky em sua coluna no site Caos Planejado.

Quer saber mais? Clique no link abaixo!



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de LEVISKY Arquitetos | Estratégia Urbana

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos