Engajamento - " Seja Feliz"
Atualmente temos cada vez mais que trabalhar o Engajamento dos colaboradores, do time junto aos valores da Empresa, da área e os nossos próprios valores, e esta atividade talvez seja a mais importante do que o próprio dia a dia que temos!
Porque é a mais importante ? Porque é com o Engajamento que vamos conseguir unir todos a um mesmo objetivo, a buscar as metas da área, da empresa e até mesmo as metas individuais.. Mas é desta forma que coloco, parece ser algo muito simples... mas não é !!
Porque não é ? Porque o engajamento está 100% relacionado aos valores individuais de cada pessoas, as características e perfil comportamental de cada pessoa, e aí que o Engajamento passa a ser uma atividade bem mais complexa.., e que chega até a assustar num primeiro momento..
Existem várias maneiras de se conseguir o Engajamento,não sou especialista, não sou Coach, não tenho expertise técnica, mas tenho 30 anos de experiência profissional, como Gestor, já são pelo menos 20 anos..., mas vou tentar explanar algumas maneiras:
1) o da "Porrada", que é bem antiguado, mas por incrível que pareça ainda existe, que é o Engajamento Imposto, forçado, ou como já ouvimos " Vou no método da porrada /da pancadaria", confesso que as vezes me pego pensando, se para aquele momento específico, para conseguir finalizar o projeto, não seria este a melhor maneira, mas como não acredito neste modelo, já desisto imediatamente, sinceramente não traz resultados;
2) O modelo do "um por todos, todos por um", que é o modelo onde precisamos conhecer individualmente as características de cada um, o limite de cada um, e conseguir desta forma, entender quem pode ajudar onde, como esta pessoa pode ajudar, como fazer com que as forças e valores de cada um, possam juntos, serem somados, para chegarmos ao objetivo final, a meta que estamos assumindo de forma conjunta.., este modelo é que traz resultados, mas é também o que dá muito trabalho, necessita de muita compreensão, concessão, energia, força de vontade, de Tirar a bunda da cadeira (TBC), trabalho em equipe, foco, espirito de dono, ousadia, inovação, enfim, é o modelo que combina diversos valores, comportamentos para conseguirmos todos estarem Engajados...
Um momento de curiosidade, vocês sabiam que hoje já existem empresas, que não contratam mais pelo perfil técnico , pela experiência profissional, mas sim pelos valores e comportamento de cada pessoa ! Isto porque hoje, para ser Engajado, todos estes valores individuais precisam dar "match"(combinar) com os valores da empresa, e com os objetivos que a empresa busca...
Este modelo, é o que busco praticar nas minhas equipes, confesso que as vezes me deixa preocupado, receoso, nervoso, as vezes até mesmo "desesperado" por não conseguir chegar lá no objetivo final, porque como já citei antes, combinar os valores de cada um, com o perfil de cada um, e em prol de um único objetivo, é uma atividade complexa, mas quando conseguimos entregar os projetos, bater a meta, ou chegar perto da meta final, fico super feliz, fico honrado, orgulhoso do meu time.., pois assim sim, somos "Um por todos e todos por um"!
E para finalizar, o meu mantra é "Seja Feliz", " Be Happy", isto é o que importa, isto é o que traz energia para Viver, para ir trabalhar todo dia, para buscar seus objetivos pessoais e profissionais, aliás, sendo Feliz, você já consegue um grande passo para estar Engajado!
Especialista em #Vendas,/#Inovação/#Sustentabilidade/#ESG/ #Conselheiro,/#Consultor, /#Mentor,/ #CDO ,/ #COO,/#C-level
4 aCarlos, gostei do texto, procuro respeitar os valores e não impor valores. Cada individuo tem sua capacidade de filtrar, a felicidade está ligado ao respeito, liberdade individual. Eu acredito que seja a forma assertiva, no sentido que muitos escrevem missões lindas no quadro da empresa no dia deixa de praticar o que diz que acredita. Esses valores devem ser praticados e incentivados, engajamento.
Gerente Facilities | Predial
5 aÓtimo artigo!! Be happy!!
Advogada Contratos
5 aÉ isso aí...o que conta hoje são as Soft skills e o que mais importa no final das contas é ser feliz !
Gerente de Contas | Novos Negócios | B2B
5 aBelo artigo Carlos Bauke... Ainda mais com a entrada dos Millennials no mercado de trabalho. Duvide-o-dó que os gestores "da Porrada" conseguirão engajamento com os Millennials! Conseguirão sim perder o time todo! rsrsrs Hoje em dia não há mais espaço para quem não pensa fora da caixa... Felizmente! Be happy!!!
Management 3.0