ENSINO SUPERIOR: OPÇÃO PARA A VIDA

ENSINO SUPERIOR: OPÇÃO PARA A VIDA


A temporada dos processos seletivos para acesso às universidades em 2016 começou. É um tempo de estudos, forte concentração e de olhar para o futuro. Que curso e/ou carreira se deve escolher, em qual instituição será possível realizar o sonho do diploma universitário, pública ou particular, na cidade onde se mora ou não? Enfim, são muitos os questionamentos na hora de escolher um curso superior.
Neste momento de incertezas e dificuldades econômicas que atingem as famílias e tornam uma decisão como essa ainda mais difícil, vale enfatizar a importância do curso superior como opção para a vida toda. Aliás, a educação superior é uma das alternativas para sair da crise e criar condições estruturais para o desenvolvimento sustentável do país. Na sociedade da informação e da globalização, somente com educação superior o Brasil se tornará um país produtivo e competitivo, avançando definitivamente para um patamar elevado sem que venha a depender de políticas assistencialistas, questionáveis e onerosas, para manter minimamente a dignidade de sua gente.
O Brasil carrega em sua história uma defasagem em relação ao acesso de sua juventude ao ensino superior. Prova disto é que atualmente apenas 17% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados num curso superior, segundo dados do Censo 2013 da Educação superior, base INEP. O sistema inclui 7,5 milhões de jovens, enquanto, por diferentes razões, 54,5 milhões de pessoas com mais de 25 anos não tem sequer o ensino fundamental completo (dados do Censo IBGE 2010).
Tal condição nos dá a noção do tamanho do desafio educacional brasileiro, que precisa mobilizar toda a sociedade. Estudos e pesquisas demonstram claramente que o ensino superior muda a vida das pessoas, criando condições para sua ascensão social, profissional, melhoria de sua renda, resultando, em última análise, em melhor perspectiva para o aumento do produto interno bruto – PIB do pais.
Os países que optaram pela educação superior em algum momento de sua história deram um salto de qualidade, se desenvolveram e hoje são referência. Um exemplo recente é a Coréia do Sul, que avançou muito depois que a educação superior passou a ser a opção do país e das famílias.
A educação superior deve permitir ainda avanços nos níveis éticos e morais, ajudando o país a sair da crise que vivencia nesse campo, enraizada no jeitinho brasileiro e na corrupção instalada em vários setores da sociedade. Adquirir conhecimento, visão crítica e social, ampliar os horizontes pessoais e questionar valores ajuda a qualquer um a sair da lógica do “ganhar dinheiro fácil”, uma das raízes de todos esses males.
Uma das limitações que ao longo da história excluiu muitos jovens dos bancos universitários foi a falta de financiamento da educação superior, seja porque a universidade pública não atende toda a demanda, seja porque a universidade particular cobra mensalidades escolares. Vale destacar que esta limitação começa a ser enfrentada e a apresentar novos caminhos, afinal a educação superior é um investimento e não uma despesa.
A educação superior precisa ser compreendida no orçamento familiar como investimento. O gasto realizado por um período da vida em mensalidades escolares, materiais pedagógicos e transporte lhe proporcionará retorno para a vida toda. Em relação ao custo da educação superior, destaco o que disse Derek Bok, ex-Reitor da Universidade de Harvard: se você acha a educação cara, experimente a ignorância.
Nos últimos anos programas como o Prouni, o FIES, bolsas institucionais, convênios e parcerias realizados pelas universidades com empresas, prefeituras e organismos diversos têm permitido apoio financeiro a milhares de estudantes em todos os cantos do país.
Finalmente vale dizer que nunca é tarde para realizar um curso superior. Não há limite de idade nem faz mal à saúde. E se você não puder sair de casa para fazer seu curso, a universidade vai até você com cursos de graduação a distância, devidamente credenciados pelo Ministério da Educação, que podem ser realizados de onde você estiver com a utilização de recursos tecnológicos. Não espere mais, a hora é agora.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sergio M Nogueira Tavares

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos