Entenda como a liderança na contabilidade pode fazer o seu escritório crescer

Entenda como a liderança na contabilidade pode fazer o seu escritório crescer

A liderança na contabilidade deve ser um requisito obrigatório, pois diariamente a empresa lida com grandes clientes, projetos de alto nível e questões que não permitem erros.

Entretanto, quando se fala no assunto, é comum que haja dúvidas sobre como colocá-la em prática de maneira eficaz e sem criar uma estrutura que desestimule os colaboradores. 

Portanto, este artigo é sobre como uma boa liderança pode ter impacto nos resultados e no crescimento de um escritório.

O que é liderança na contabilidade?

O termo liderança tem sido cada vez mais utilizado no mercado, principalmente como uma oposição ao modelo de gestão onde há um chefe acima de um grupo.

Na prática, a diferença se dá pela forma em que o poder é exercido, enquanto o chefe se resume a uma pessoa acima, ordenando aquilo que deve ser feito, o líder é aquele que está na mesma linha que o grupo, fazendo o mesmo esforço. 

Na maioria dos casos, a liderança é uma combinação de personalidade e habilidades sociais. São elas que transformam as pessoas em líderes. Assim como a capacidade de administração, de definir e atingir metas desafiadoras, tomar medidas rápidas e decisivas quando necessário e inspirar outras pessoas a atuar no mais alto nível.

Se essas habilidades não se desenvolvem naturalmente para você, é possível desenvolvê-las, e esse é um esforço que vale a pena, pois seus clientes precisam de contadores que saibam liderar. 

Isto porque, já é antiquada aquela figura do contador apenas sentado atrás da mesa. O contador atual, se identifica como um agente ativo na estratégia de negócio dos clientes alinhado com as soft skills contábeis. 

Soft skills de um líder contábil

Há uma série de competências necessárias para o crescimento profissional. Os líderes que desejam ser bem-sucedidos devem trabalhar diariamente para dominar essas habilidades.

Desde o gerenciamento de tempo até lidar com as pessoas mais difíceis, o avanço do seu escritório pode depender das skills que você aprende hoje.

E engana-se quem pensa que elas se resumem ao carisma, por exemplo. Este não é um pré-requisito para uma liderança bem-sucedida, mas sim habilidades de pensamento estratégico.

Afinal, liderança na contabilidade não é apenas dizer às pessoas o que fazer – mas garantir que elas façam. Pensando nisso, separamos algumas competências que precisam ser desenvolvidas se você deseja expandir seu escritório a partir de uma boa liderança. Veja:

1. Saiba equilibrar

Conseguir medir os momentos em que você deve liderar e os que deve se retirar, é chamado de “senso de importância”.

Muitas vezes, um líder acredita que ele sempre deve estar à frente de tudo, porém é fundamental a possibilidade de gerar oportunidades e incentivar seu grupo a também estar à frente dos projetos. Isso gera autonomia para equipe a longo prazo.

2. Veja pela perspectiva da equipe

Ao estar em um nível mais alto, muitas vezes as pessoas se esquecem de como é a perspectiva de quem está abaixo. Um bom líder sabe liderar, o que é diferente de ordenar.  

Se colocando no mesmo lugar deles, as chances de aumentar a produtividade e o engajamento mostrando compreensão é consideravelmente maior.

3. Estabeleça sua credibilidade

Tenha em mente que as pessoas não seguem um líder porque ele faz bons discursos ou porque alguém estabeleceu que ele deve ocupar esse lugar.

Na verdade, ser líder requer ações que inspirem confiança na equipe. Por isso, antes de exigir ou mandar, estabeleça uma reputação de transparência com eles, sendo realista dentro do ambiente de trabalho.

4. Obtenha feedback das pessoas que você lidera

Como líder, você precisa saber não apenas se está atingindo as metas, mas também se está construindo uma equipe eficiente e satisfeita com a liderança.

Há apenas uma maneira de descobrir – perguntando a eles como se sentem com a rotina de trabalho e quais mudanças consideram necessárias.

A partir disso, examine em que pontos sua liderança pode melhorar para atingir as necessidades e resolver os problemas identificados. 

5. Lidere de dentro

É difícil liderar bem se você não se considera parte da equipe. Para conseguir grandes resultados a partir da liderança, é preciso também trabalhar em conjunto com quem entende os pontos fortes e fracos do dia a dia.

Liderar de dentro é otimizar o processo interno para gerar bons frutos para o mercado, e principalmente aos clientes.

Criando um estilo de liderança autêntico

Diferente do que se imagina, não há uma receita de bolo para ser líder. É claro que existem modelos de liderança, como a democrática, estratégica e transformacional.

Se você pretende não se destacar, esses modelos podem até ter eficácia. Mas, com experiência, é provável que você tenha um conjunto específico de habilidades que podem moldar sua abordagem à liderança, se tornando única.

Isso pode ou não ser bem-sucedido no início. Portanto, você também precisará desenvolver continuamente suas skills e adaptar seu estilo de acordo com a sua equipe, com a rotina do escritório e seus objetivos.

Entretanto, essa tarefa pode ser simplificada aliando tecnologia a sua liderança, levando automatização e produtividade ao dia a dia, peças fundamentais para o crescimento da contabilidade.

Entenda melhor aqui.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tron Sistemas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos