Entenda importância do líder sensemaker
Face à globalização do home office nessa pandemia, o líder sensemaker aparece como uma perspectiva para incentivar os colaboradores a trabalhar em equipe, mais do que individualmente.
A liderança sensemaking engloba: informação (comunicação), processo e solução de problemas que devem vir intercalados com a ação, para dar sentido ao desenvolvimento da tarefa.
Esse líder usa diferentes experiências e expertises dos indivíduos, para fortalecer o que espera entregar (diversidade cognitiva).
Nesse contexto, enfatizar a cooperação e colaboração, aproxima mais a equipe. Esses líderes estão procurando pessoas com grande força de interação e de solução de problemas, uma vez que alguns têm habilidades complementares.
A transição do trabalho in loco pelo trabalho remoto, deslocou a produção para o âmbito da tecnologia, demanda uma carga extra de interação entre as pessoas, Nessa dinâmica, é o líder quem desempenha o papel de alavancar maior produtividade.
Como um líder sensemaker percebe a equipe?
O líder sensemaker começa sabendo avaliar a sua equipe, observando a sua natureza e seus valores. Somente depois para a incentivá-los para fazer acontecer.
Os líderes assumiram claramente uma importância decisiva fase à crise e são a chave para dar respostas que a empresa precisa e que faça sentido. É complexo, porque devem pensar coletivamente, e não independente na resolução de problemas.
E aí fica a dica de que a tarefa central para esses líderes é o desenvolvimento de um modelo mental em que a equipe é o centro para sair da crise e produzir pensando como uma única célula.
Em síntese, o sensemaker tem a capacidade de entender uma situação e, baseada nela, tomar a decisão mais adequada. Tudo isso, porém, depende de uma capacidade única de comunicação, que é chave para compreender a equipe e ser compreendido por ela.
E você? Como pensa a liderança para sair da crise? Como pretende envolver a equipe e colocar todos em uma trilha que realmente faz sentido?
Dináurea Cheffins - Especialista e Consultora em Gestão de Pessoas e Cultura Empresarial/Orientação de Carreira/ Psicóloga
Chief Legal Officer | CLO | Diretor Jurídico & Compliance | Estratégia Jurídica | Auditoria Jurídica | Litígios | Governança Corporativa | Políticas de Conformidade | Direito
3 aExcelente artigo Dináurea Cheffins. Acredito que a transposição para o ambiente digital faz com que o Líder tenha um papel ainda maior na missão de agregar e manter sua equipe olhando para o mesmo lado. Nesse sentido, antigo conceito homem-hora dá lugar à integração do time para construção de um resultado. Habilidades como sensemaking são como ouro para líderes em tempos tão voláteis.
Os nossos calls sobre estratégias, resultados e planos de ação já eram um ensaio para esta fase de interação virtual 😉