Entenda o que é o come-cotas em 2 minutos
Antes de investirmos em qualquer produto, precisamos entender como funciona sua tributação. Se você investe ou pretende investir em fundos de investimentos em Renda Fixa, fundos Multimercado ou fundos Cambiais, precisa entender como funciona o come-cotas.
O que é o come-cotas
É um pagamento antecipado do imposto de alguns fundos de investimentos. Foi implementado em 2004 como uma alternativa emergencial do governo para arrecadar dinheiro antes do prazo de resgate dos investimentos listados.
Leva o nome de come-cotas por conta de sua cobrança ocorrer de forma automática direto na fonte dos rendimentos. Vale a pena ressaltar que esse imposto só é cobrado sobre os rendimentos no período de seis meses, sendo assim, se o fundo não apresentou lucros neste período, o imposto não é cobrado.
Qual a tributação do come-cotas?
Existem dois valores a serem aplicados. Os fundos de curto prazo, que são aqueles com vencimento de até um ano, como fundos de renda fixa, possuem alíquota de 20% do come-cotas. Já os fundos de longo prazo, com vencimento superior a um ano, como os multimercados e cambiais, possuem alíquota de 15%.
O que é tributação complementar?
Todos os fundos de investimentos sofrem desconto de 22,5% até 15% de Imposto de Renda, e o que determina esses valores é o tipo de produto e o tempo investido.
Recomendados pelo LinkedIn
A alíquota complementar acontece quando a taxa de antecipação do imposto não chegou ao valor total. Vamos com um exemplo: um investidor tem cotas em um fundo de curto prazo, com o desconto do imposto de 20%, e resgatou seus valores em seis meses, passando por uma única antecipação.
Sendo assim, a alíquota de 2,5% é aplicada no resgate do investimento para chegar ao valor total devido à Receita Federal que é de 22,5%.
Como o come-cotas afeta meus investimentos?
Quanto mais cotas tivermos de um fundo, mais rendimentos estamos sujeitos a ganhar. E todo investidor sabe que investir seus rendimentos potencializa o valor do seu patrimônio, é a regra básica dos juros compostos. Seguindo essa lógica, podemos dizer que quando a Receita Federal desconta o come-cotas semestralmente, o valor total das cotas do investidor acaba sendo prejudicado.
Vale a pena investir em fundos que possui come-cotas?
Tudo depende das características do produto e da estratégia da sua carteira. Os fundos que estão na lista do come-cotas podem possuir um retorno interessante, mesmo com esse desconto antecipado. Se for o produto ideal para o equilíbrio da sua carteira, a forma em que o imposto será cobrado não deve impedir que o investidor busque pelo melhor retorno no curto ou longo prazo.
A minha dica final é a seguinte, brasileiros estão acostumados a sempre perguntar antes quanto vai custar e, muitas vezes, preferem não pagar uma taxa ou um imposto mesmo sabendo que a probabilidade de ganho é maior do que não pagando nada. Portanto, mude sua mentalidade e estude suas possibilidades, pois existem diversas opções de produtos de investimentos que podem potencializar seu dinheiro.