Entendendo a relação entre aplicações de pulverização e consumo de energia
Muitas pessoas não fazem a correlação com as aplicações e sistemas de pulverização, o tamanho de gota e o impacto no consumo de água e energia em operações industriais. É preciso uma visão sistêmica para analisar essa relação.
Com a tecnologia adequada é possível reduzir tanto o consumo de água como o de energia em diversos processos, inclusive no Resfriamento de Gases.
Empresas com esse processo têm a mesma necessidade básica – o arrefecimento rápido e eficiente dos gases a temperatura inferior e reduzir o volume.
O aumento da produção, minimizando interrupções para manutenção e reduzindo os custos de energia são prioridades para os usuários de ambos os processos seco e molhado. O uso de combustíveis alternativos e de baixo grau torna a eficácia do resfriamento ainda mais complicada.
Menores custos de energia são possíveis devido ao desempenho otimizado ESP. O resfriamento evaporativo antes de ESPs ou filtro de mangas otimiza a eficiência do equipamento, reduz o custo de energia e permite taxas de produção mais elevadas.
Outra possibilidade de redução dos custos energéticos é usar uma unidade de bombeamento (inversor de frequência) que fornecem regulagem da vazão de líquido e significativa economia de energia elétrica. Além disso, a regulagem proporcional da vazão de ar comprimido garante o tamanho de gotas correto para a evaporação, conforme a necessidade de água para o resfriamento.
A utilização de bicos atomizadores no lugar de bicos hidráulicos também traz ganhos: bombas de baixa pressão requerem menos energia, compressores apesar são necessários, mas os bicos são mais eficientes, um resfriamento mais rápido e redução mais eficiente do volume de gás requer menos energia.
Leia mais sobre Resfriamento de Gases AQUI
A equipe da Spraying Systems está à disposição para fazer uma visita de análise e elaborar um relatório estimando ganhos que você pode ter utilizando nossas soluções em pulverização. Entre em contato!