A EPIDEMIA DE SOLUÇÕES MÁGICAS
Nestes momentos de incertezas e de baixa capacidade de investimentos, tanto por parte de quem fornece quanto quem recebe o serviços, é que surgem os alquimistas de soluções milagrosas, rápidas e baratas...
Quem são eles ...?
São os que oferecem cursos de coaching a física quântica, on-line e presencial a baixo custo e com respostas e soluções fantásticas para qualquer necessidade .Isto tudo sem,, a devida base acadêmica.
Acompanhando o mercado nas mídias sociais, podemos ver a banalidade com que tratam assuntos sérios e complexos, como neurociências, Coaching, Analise comportamental, Física quântica ,sem falar nas inúmeras terapias breves.
Estas "aparições" criam descrédito aos demais profissionais que investem em sua formação e que não se sujeitam a busca de status ou de falácias teatrais, sem conteúdo ou qualquer consistência.
As redes sociais criaram vários magos midiáticos que comercializam a mediocridade , tornando seus clientes, meros receptáculos de mensagens sem conteúdo ou significância.
Estamos vivendo um momento em que a quantidade é quem define o tamanho da qualidade , gerando um paradoxo invertido, a qualquer que seja o sentido que queiramos dar a aprendizagem.
Diante do gigantismo do desafio educacional brasileiro, muitos tentam encontrar variáveis mágicas para pôr fim à falta de qualidade da educação básica. Parte desse grupo, genericamente denominado por especialistas em aprendizagem, consultores, coaches educacionais ...etc
Tomando como base o uso da palavra “coaching”, que hoje em dia está sendo aplicada nas mais criativas situações, que é o que está na moda para atrair o interesse e a atenção das pessoas. É o mesmo fenômeno que aconteceu com a palavra consultoria há alguns anos e com a designação “personal” mais recentemente. Então atualmente temos "Consultores", “personals” e “coaches” para tudo!
Estes modismos que descaracterizam as vertentes sérias do mercado de serviço , são cíclicos e mudam apenas de nome.. Este fator não é tão relevante quanto a necessidade de combater os que surfam nestas ondas e vendem soluções mágicas e imediatistas.
Só há uma forma de combater estas ofertas nocivas , que é através da criação de barreiras de competência , usando da mesma forma , mídias semelhantes, para criar uma contra-campanha, e assim disponibilizando e proporcionando ao cliente , uma opção de serviço com a assinatura correta, de alguém que se qualificou devidamente para esta tarefa, para poder dar a devida consistência de conteúdo e a real usabilidade do serviço prestado.
"Somos totalmente responsáveis pela qualidade da nossa vida e pelo efeito exercido sobre os outros, construtivo ou destrutivo, quer pelo exemplo quer pela influência direta." Alfred Montapert
.