A Qualidade nunca foi, nem é ou será
A área da Qualidade, como um ramo da Administração, é um setor já bem sedimentado e imprescindível para qualquer empresa que pretende ser competitiva, alçar voos ainda maiores ou, no mínimo, se manter no mercado. Isto é fato consumado. Não quero aqui chover no molhado, mas, ver essa área de uma nova perspectiva. Ou melhor, perceber o quanto a mesma já estava presente antes mesmo de notarmos e como a perspectiva da mesma pode mudar compreendendo seu conceito.
Mais de uma década atrás, quando eu já trabalhava com Qualidade, vivia ouvindo dos meus colegas que “tudo era qualidade”. No início, acreditava que essa expressão era usada como uma forma de insinuar que o “problema” deveria ser resolvido pelo meu setor, pois ninguém mais o resolveria ou o queria fazer. Não importava o que estava em jogo, sempre acabava ouvindo a maledita frase. De certo, acabava absorvendo os diferentes problemas, um pouco pela inexperiência, mas muito mais por não compreender a amplitude de significado que a própria palavra “Qualidade” exprime.
Realmente, tudo é qualidade? ou falta da mesma? Olhe ao seu redor. Se você estiver com um smartphone nas mãos, a qualidade estará inerente nesta tecnologia que tanto nos orienta diariamente. A depender da marca, você terá mais ou menos qualidade, mas a terá. Podemos voltar um pouco no tempo. Encontraremos também, em alguma medida, a qualidade norteando a vida de nossos antepassados, através das tecnologias, cultura, educação. Então, tudo é qualidade?!
Calma, vejamos a evolução da vida aqui na Terra. Conforme a teoria de Charles Darwin sobre a Seleção Natural, os indivíduos mais adaptados ao meio é que conseguirão se desenvolver e se reproduzir. Os filhos desses indivíduos, por sua vez, também terão que passar pelo crivo da natureza, portanto, só sobreviverão aqueles que, por um fortuito da genética ou mesmo da sorte, forem mais adaptados para as circunstâncias do momento. E assim, sucessivamente, desde a primeira célula, há 3,5 bilhões de anos, até os dias de hoje. Em suma, a seleção natural faz um controle de qualidade: seres que são mais adaptados terão maiores chances de transmitir os seus genes para a próxima geração, garantindo assim a continuidade da vida. Portanto, tudo é qualidade, certo?!
Para sanar a dúvida, pegamos a teoria de criação do universo mais aceita atualmente que é a denominada Big Bang. Ela diz que há, aproximadamente, 13,8 bilhões de anos toda matéria (estrelas, galáxias, planetas, etc.) estava concentrada em um único ponto, menor que a ponta de um alfinete. Essa singularidade, extremamente quente e densa, explodiu e, depois de uns 300 mil anos, as forças básicas da natureza (nuclear forte e fraca, gravitacional e eletromagnética) passaram a reger a evolução do Cosmos. Estrelas de diferentes tipos surgiram, colapsaram e se aglutinaram, formando galáxias. Para que isso ocorresse da maneira que ocorreu, há um certo padrão, uma constância de valores que pré-determinam a evolução cosmológica. Se o universo não tivesse essas “qualidades” em suas propriedades, certamente, não estaríamos aqui.
Antes de finalizar, como os egípcios conseguiram construir as suas pirâmides sem a devida qualidade em suas técnicas artesanais e de engenharia? E a cidade-templo perdida dos Incas, Machu Pìcchu, poderia ser levantada no pico de uma montanha, na ausência de uma cultura evoluída e com conhecimentos e tecnologias necessárias para tal? E os povos Portugueses e Espanhóis teriam conhecido o Novo Mundo caso sua indústria naval não fosse superior em qualidade aos outros países na época das grandes navegações?
Pela última vez, tudo é qualidade?!
Não, tudo tem qualidade. E essa é a grande diferença. Nada é, sem uma essência, uma propriedade, logo a qualidade não pode “ser” por si só, mas “estar” em algo ou alguém. Essa pequena mudança de perspectiva me fez entender que a Área da Qualidade de uma empresa deve se comportar como um Apoio, um facilitador na compreensão do caminho correto a ser seguido pelos outros setores e não um ímã dos problemas. Pois, se tudo tem qualidade, logo cada processo, cada serviço, cada setor, cada hábito, cada rotina também terá.