A EPM e o exemplo de que empresa pública pode ser eficiente!

A EPM e o exemplo de que empresa pública pode ser eficiente!

Em abril deste ano tive o privilégio de viajar para Medellín na Colômbia e conhecer essa encantadora cidade. Entre diversos passeios turísticos, decidi também que gostaria de conhecer a Empresa Pública de Medellín - EPM e entender como essa empresa pública é referência na prestação de serviços na região da Antioquia.

Acionei meus contatos no ICLEI Brasil e consegui uma agenda com a Maribel Cortes, que me recebeu muito bem, me mostrou as dependências do Edifício Inteligente da IPM e me contou tudo sobre a Empresa Pública de Medellín.


Primeiro de tudo fiquei impressionado com as instalações da empresa e imaginei que o Prédio Inteligente onde eu estava era uma construção recente, mas fui surpreendido ao saber que o prédio é de 1997. Um Prédio com muitos ambientes abertos e compartilhados, como todos os escritórios modernos desejam ser no dia de hoje, mas que na década de 90 ainda não era uma tendência. Isso demonstra como a EPM sempre esteve na frente de seu tempo.

A EPM é uma empresa pública que pertence a municipalidade de Medellín e oferece todos os serviços essenciais para própria Medellín e demais cidades da Antioquia, como a distribuição de energia elétrica, fornecimento de água, tratamento de esgoto e de resíduos sólidos. A empresa também atua em demais cidades da Colômbia e da América Latina com investimentos em geração de energia renovável.

A empresa recebeu o dinheiro do governo apenas uma vez, quando foi fundada e desde então se mantém com suas próprias atividades e ainda adiciona receita para a Prefeitura de Medellin todos os anos com os lucros gerados.

Isso só é possível com uma administração séria e sem interferências políticas. Há apenas um cargo na empresa que é indicação política do gestor municipal, mas mesmo essa pessoa precisa ter qualificação para ocupar o cargo em que está.

Aquela conversa que empresas públicas são ineficientes e devem ser privatizadas não cola em Medellín, a avaliação dos serviços pelos cidadãos da Antioquia são as melhores possíveis e sempre que se observa uma queda na satisfação a EPM busca melhorar seus serviços prestados.

No Brasil, muitas vezes os governos de esquerda utilizam empresas públicas para dar cargos a pessoas de seu grupo político e que não possuem capacidade técnica, enquanto políticos de direita quando estão no poder sucateiam e não realizam investimentos nessas empresas para depois privatizá-las.

Não há como uma empresa pública ter sucesso em nenhuma dessas realidades, apenas com um governo sério é possível fazer com que nossas empresas públicas sejam eficientes e tragam recursos para os governos locais ao invés de só onerá-los. A Empresa Pública de Medellín é um exemplo de que empresas públicas podem ser eficientes e trazer resultados financeiros para o governo e satisfatórios para a população. E você, acha que empresas públicas podem ser eficientes?

Luiz Antonio Leão

Diretor Presidente - Enerbio Energia

4 m

Parabéns pelo texto e parabéns a EPM. A gestão das empresas tem que ser eficientes, primando pela qualidade de seus serviços, capacitação dos profissionais e aperfeiçoamento constante de seus processos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabriel Leao

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos