Equilíbrio? +Presencial ou +Virtual?

Equilíbrio? +Presencial ou +Virtual?

Resolvi escrever este artigo, inspirado pela publicação abaixo da Sofia Esteves ( que desde já agradeço ) e logo após seguem meus comentários... meu artigo... minhas opiniões!!! E acreditem, está relacionado ao mundo corporativo!!!

Fiquei muito interessado com esta publicação da Sofia Esteves e o estudo feito pela pesquisadora da California, mostrando que precisamos ficar atentos à algumas lacunas que podemos criar pela quantidade e forma de uso das tecnologias atuais ( uso de celulares, notebooks, mídias sociais, vários sites, chats e as vezes TODOS AO MESMO TEMPO!!! ).

O tema levantado no estudo foi a diminuição da Concentração e Foco devido a esta nossa forma de uso das tecnologias, mostrando que precisamos de alternativas para desenvolver estas habilidades que estão ficando “enferrujadas”, podendo trazer prejuízos para nossas carreiras profissionais. Estamos perdendo concentração para “fazer um relatório”, “escutar pacientemente uma palestra”, “fazer uma prova” e etc.!!!

Mas, será só isto que estamos perdendo? Aproveito para colocar minhas percepções, de um pai de 2 adolescente ( 15 e 18 anos ) e também no papel de “pai” nas empresas em que trabalhei ( na gestão de equipes, muitas vezes jovens também que me pediam orientação pessoal e profissional / mentoria ). Não tenho pretensão de ser o “dono da verdade”, estou apenas dividindo com vocês informações do meu dia a dia e as análises que faço, pensando no futuro das gerações mais jovens do que a minha.

Tenho insistido no EQUILÍBRIO com estes jovens ( meus filhos ), e aqueles que me procuram no trabalho. Vocês  estão dividindo bem as atividades no decorrer do dia/semana/mês? Trabalho, Família, Alimentação e Saúde do Corpo, Estudo, Religião, Convívio Social?

Insisto muito com meus filhos nesta última questão de “convívio social”, saber conversar, perguntar, responder, ter interação com pessoas, através do esporte, atividades culturais, atividades físicas, passeios, da própria conversa em família, interação nas igrejas/cultos das mais diversas religiões, entre outras atividades. Fico preocupado quando vejo um jovem, estudante ou profissional, ficando 18 a 20 horas por dia na frente de um computador ( sabemos que as vezes é necessário mas, por um menor período/projeto/etc )... será que está se preparando para trabalhar em equipe? Sabe interagir com pessoas? Expressar suas opiniões?

Nem todos serão líderes ou trabalharão na gestão de pessoas mas, de alguma forma, será necessário este tipo de interação na condução ou participação de um projeto profissional,  num grupo de estudos ou em um trabalho social voluntário de uma ONG.

Reforçando a importância desta interação social e profissional, tenho participado de cursos e palestras em Gestão Ágil e Gestão de Projetos, tornou-se tema comum esta necessidade atual e futura do papel de um Líder, da necessidade de Liderança, do uso da inteligência Emocional para resolução de problemas e, ainda mais: a interação cada vez maior de pessoas, discutindo e colaborando com estratégias para resolução de problemas e, obtendo resultados mais eficazes com esta nova forma de trabalho!!!

Agradeço para quem chegou até aqui, lendo estas opiniões e espero que sirvam para reflexão e orientação das gerações mais jovens, formando profissionais melhores, preparados tecnicamente e mais ainda, preparados para interagir com pessoas de forma pacífica, profissional e humana!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos