Equilíbrio!
Quem nunca se deparou com altos e baixos na vida, seja na área profissional ou pessoal e ambas estão diretamente interligadas. Não acordamos sempre de bom humor, um dia cumprimentamos quem está no elevador e no outro não; vivemos numa montanha russa em nossos sentimentos. Muitas vezes chegamos ao ponto de olhar “a grama do vizinho” e achar que a vida alheia está superiormente melhor do que a nossa. Quem nunca viu um post e se remoeu por dentro dizendo: Porque não escolhi essa profissão? Ou, porque não fiz essa graduação? E o engraçado é que, quem fez o post um dia olhou o seu e pensou o mesmo!
Mas na real, temos que entender que somos seres humanos, somos únicos! Olha para seu dedo agora, viu sua digital? Então, ninguém mais nessa terra tem uma igual a sua, você é especial! Nessa vida não existe “Superman”, pergunte ao homem mais rico dessa terra se ele nunca se entristeceu, se nunca ficou doente ou se nunca se decepcionou ... então porque associamos nossas motivações com recursos financeiros ou poder?
O que mais tenho visto é que esse desequilíbrio acaba gerando perdas incalculáveis, deixando feridas abertas, que muitas vezes não são curadas, acarretando em uma vida de farsas, mascarada de “está tudo bem”. Em 2013, durante aulas da minha pós-graduação, muitos professores compartilhavam seus sucessos profissionais, falando dos feitos e conquistas, além da visibilidade profissional, mas em contrapartida, a vida pessoal destruída; divórcios, falta de comunicação e relacionamento com filhos gerados pela ausência, ou seja, uma vida que se resume em entrega ao trabalho.
Mas será que vale a pena? Qual tem sido a sua escala de valores?
Um grande auxiliar para essas perguntas é o “Propósito”
Se você tem um e ele está bem definido, as coisas se tornam mais fáceis. Para que ele seja bem refinado, a analogia nunca pode ser do “EU”! Você é único mas não está sozinho nessa terra.
Quando olhamos só para nós, deixamos de enxergar as pessoas que estão do nosso lado, apoiando e que estarão nos dias bons e nos ruins. E também não veremos pessoas com grande potencial ao nosso redor, que muitas vezes trariam soluções muito mais eficazes do que a nossa. O erro de quem olha somente para si, é achar que suas conquistas o saciarão.
Lembra de quando você começou? Agora olha onde você está! Como está sua história? Será que tudo que você conquistou foi sozinho? Os que te ajudaram foram reconhecidos? Não só financeiramente, mas um simples OBRIGADO faz toda a diferença. Gratidão faz bem e é essencial, pois ninguém constrói algo sozinho. Segundo um livro Hebreu, Deus fez o homem e não gostou que ele ficasse só, então, através de sua costela fez uma mulher para ser sua companheira nessa jornada chamada vida.
Seja cordial com quem está ao seu lado, seja solícito, agradeça, sorria, presenteie, ajude, inspire, promova, respeite suas opiniões, veja os pontos positivos, ajude nos que precisarem ser melhorados. Você não precisa ser um gestor para fazer isso, não espere estar no mais alto escalão para começar a executar os seus propósitos, siga em frente e não desista nunca, isso se chama equilíbrio, uma vida nivelada sem desprezar ou rebaixar alguém para conseguir seus objetivos, lembre-se sempre de que as pessoas que estão ao seu redor é que vão te ajudar a chegar lá.
Consultor de TI na Accor
6 aBoaa Tio Sauloo!!
Analista de Dados | Administrador de Dados | Engenheiro de Dados
6 aImpressionante, muito bom!
Gerente de TI | Sistemas e Infraestrutura | Segurança da Informação
6 aBela reflexão!
I.T Team Leader | Support | People Leadership | ITIL 4 | ISO 27001
6 aBeatriz Ducati Lacerda