Equipamento de medição fora validade
A empresa efetua trimestralmente a validação dos equipamentos de medição e faz a manutenção preventiva anual e adicionalmente, antes de ser usado, o equipamento é verificado.
Situação:
A empresa descobriu que tem usado um equipamento de medição, sem calibração, há três anos no processo operacional. E agora?
Potenciais ações:
1. Efetuar avaliação de risco dos produtos já entregues ao cliente e concluir se o produto produzido atendeu às especificações, (Determinar se a validade dos resultados de medição anteriores foi adversamente afetada)
1.1. Verificar se houve reclamações de cliente vinculadas a este processo;
1.2. Usar as ferramentas da qualidade
1.2.1. Apurar os porquês;
1.2.2. Apurar a causa raiz que levou a esta situação
2. Rever procedimento e conceitos
3. Efetuar a validação dos equipamentos;
4. Empreender outras ações que se considerem adequadas
Observações:
Assumindo que não houve reclamações de clientes, diria que as medições (precisão / eficácia da medição) estão validadas com base nos dados “reais”. Contudo, não haver reclamações de cliente, não significa necessariamente que o produto esteja dentro das especificações.
Muito depende da indústria/setor.
A resposta:
Está na Norma NP EN ISO 9001:2015 que no ponto 7.1.5, diz:
Quando a rastreabilidade da medição … é considerada … como parte essencial para proporcionar confiança na validade dos resultados das medições, o equipamento de medição deve ser: calibrado ou verificado, ou ambos, em intervalos especificados ou antes da utilização, face a padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais; quando não existirem tais padrões, a base utilizada para calibração ou verificação deve ser retida como informação documentada;