O que é calibração e sua importância no processo e na qualidade!
Como tudo na vida, um equipamento de medição tem um tempo de vida útil. Esse fato muitas vezes é esquecido pelos usuários e gestores de equipamentos de medição. O entendimento da necessidade de avaliar o desempenho de um equipamento de medição ao longo do tempo é fundamental para a confiabilidade dos resultados de medição e na obtenção da qualidade de produtos e processos.
Ao londo do seu uso um equipamento de medição tende a degradar seu desempenho. É previsível que quanto mais o equipamento for utilizado, maior a chance que seu erro esteja acima do aceitável ou acima das especificações do fabricante. Vale ressaltar que o erro de medição não depende só do equipamento. Outros fatores como o método de medição, as condições ambientais, o padrão utilizado, etc., também afetam o erro de medição.
Quando não avaliamos o comportamento do erro de medição ao longo do tempo estamos aumentando o risco de problemas no controle de qualidade e o risco de tomar decisões erradas na busca pela melhoria de processos e produtos. Se um equipamento de medição apresenta um erro e ele não é conhecido, esse erro estará no processo e afetará decisões, produtos, set-ups, análises de matéria prima ou qualquer etapa do processo que esse equipamento for utilizado.
A forma mais usual de caraterizar e avaliar o desempenho de um equipamento de medição é a CALIBRAÇÃO. A calibração deve ser realizada periodicamente e é uma condição necessária para que os resultados de medição sejam confiáveis.
As calibrações devem ser realizadas como testes de aceitação quando novos equipamentos de medição são adquiridos. São indispensáveis quando existe alguma dúvida sobre o funcionamento do equipamento ou este é reparado após um defeito. Devem identificar se o equipamento de medição em uso é confiável, que levem à tomadas de decisões seguras e preservem a qualidade de produtos e processos.
experimental e pode ser definida “conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um equipamento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões”.
Os laboratórios pertencentes a RBC (Rede Brasileira de Calibração) atendem a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração e tem sua competência técnica avaliada pela CGCRE/INMETRO. Os laboratórios com serviço rastreado normalmente atendem a norma ABNT ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade e possuem seus padrões calibrados em laboratórios RBC.
O resultado de uma calibração deve ser apresentado em um documento técnico, usualmente chamado de “certificado de calibração” ou “relatório de calibração”. O contéudo de um certificado de calibração deve atender ao requisito 5.10: Apresentação de Resultados da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração.
Um certificado deve apresentar diversas informações sobre o procedimento e as condições de calibração. Usualmente é apresentado uma tabela ou um gráfico como resultado de cada ponto medido ao longo da faixa de medição do equipamento, bem como as estimativas do erro ou correção e da incerteza expandida associada ao erro ou correção. Com as informações apresentadas em um certificado de calibração é possível avaliar o desempenho do equipamento comparando com especificações de uma norma, do fabricante, ou em acordo com a tolerância do processo.