Equipe de desenvolvimento também precisa de segurança
Muito se ouve falar na necessidade do mercado sobre profissionais inovadores, líderes e com brilhantes soluções para problemas complexos. Quem não sonha com um profissional destes ao seu lado?
A busca pelo desenvolvimento profissional e pessoal é extremamente importante mas há os brilhantes profissionais que não se interessam pelo brilho das estrelas, preferem ser tratados como uma sólida panela de ferro ao invés da brilhante peça de Inox que enfeita qualquer cozinha de um comercial, inclusive esta característica muitas vezes é incompatível com o estereótipo que temos acerca de profissionais de TI. Mas há uma característica que é incontestável pré-requisito para quem trabalha com tecnologia; o interesse pelo aprendizado, melhorar seus skills, fazer mais rápido e melhor do que se fazia antes. Não podemos formar líderes sem antes formar bons estudiosos apaixonados pela tecnologia que operam.
Criar um ambiente propício para o aprendizado e evolução técnica é essencial para qualquer equipe de desenvolvimento. Estamos acostumados a ver grandes e competentes gestores seguindo a consagrada cartilha da gestão de pessoas que tem como objetivo macro formar lideranças, capazes de gerir de maneira versátil as oportunidades e ameaças presentes no dia-a-dia. Com TI é diferente, você pode obter sucesso na organização e controle das ações usando técnicas de gestão de pessoas fazendo gestão de TI, mas você fará sucesso na formação de um bom profissional de TI ou irá construir geradores de feedback positivo ? Um bom profissional sabe da importância da geração de resultados e o quanto ele ganhará pontos com o seu gestor se mostrar uma capacidade diversificada para solucionar os problemas, mas será que ele está mesmo exigindo o melhor de si para que possa motivar e inspirar seus colegas? Afinal de contas aquela mesma cartilha de gestão de pessoas nos diz que líderes só se tornam líderes quando ficam aptos a formar outros e precisam continuar sendo formados de maneira cíclica. Aí entra a segurança para quem está lhe seguindo, ele nunca o fez por isso precisa ver alguém fazendo e entender "de prima" como é fazer da maneira certa, para isso ele precisa confiar em você e ter a certeza de que seus resultados são alcançados de verdade e de maneira sólida e não apenas um gerador de parabéns e tapinhas nas costas, eles precisam saber que mesmo sem você ao lado, se fizerem daquele modo vai dar certo, eles precisam de você até que se sintam seguros em dizer "deixa para mim", o skill técnico em TI falará mais que qualquer palavra de incentivo.
Como gerar segurança para sua equipe técnica:
1) Mostre o erro: Faça a frente, saiba se impor tecnicamente mesmo que em determinados casos você precise deixar o erro (ou o acerto inesperado por você) acontecer. Mas nunca deixe de avisar antes o caminho certo (nunca faça charada), senão não vale, o profissional precisa saber que você tinha razão desde o início e o erro dele foi tentar algo que você já tentou no passado. Agora, se você for convencido do contrário, reconheça o seu próprio erro bem como os méritos dele, ser humilde também é uma boa característica a ser seguida.
2) Seja parceiro: Jamais diga que não pode ajudar quem lhe pede ajuda, seja também um professor, afinal de contas é isso que você fará para o resto da sua vida como gestor. Errar, aprender e ensinar.
3) Corra riscos: Você não pode querer cobrar uma equipe inovadora se você não está disposto a correr riscos. As vezes mais importante do que correr os riscos é dividir eles com a sua equipe, afinal de contas você é um líder, não uma babá, uma boa equipe tem a estratégia alinhada entre os membros e todos conhecem e compartilham do plano B,C e D.
4) Sofra junto: Quando sua equipe esta com problema, você está com problema, a responsabilidade da liderança não pode ser terceirizada. Um problema técnico também é seu; Se for um grande problema, a solução precisa ser conhecida por você, acesse stackoverflow, faça git pull. Em 90% das vezes se tua visão for externa ao problema, ele será resolvido por você, quem esta dentro do problema nem sempre enxerga todo ele. Resolver o problema e ajudar a equipe a andar com a tarefa lhe dará muitos pontos com o time.
5) Informe quando o bastão for passado: Não adianta você delegar uma responsabilidade (que afinal é originalmente sua) sem avisar sobre todos os riscos que envolvem tal responsabilidade, bem como a sua importância para toda a equipe ou organização.
6) Seja sempre você: Nunca mude sua personalidade, se alguém vai pensar em como você fez determinada coisa, essa pessoa precisa entender como você é e como você pensa. Não são necessárias máscaras para lidar com a própria equipe, você é quem você é e isso nunca irá mudar.
7) Mas cuidado, especial para TI: Um problema técnico não é um problema de negócio, nunca trate tudo como negócio pois estamos falando de algo exato. Você não conseguirá colocar 512GB em um pendrive de 8GB, mesmo que você converse com o pendrive e explique que carregar os 512GB é muito importante para a organização.
8) Mostre os limites: A equipe precisa saber que sua empresa não é a disney. Você tem limites financeiros e precisa que eles sejam impostos a todos. Mas nunca deixe de ser justo com sua equipe, a regra é clara e vale para todos (inclusive para você, gestor).
9) Mantenha documentação: Não há melhor caminho do que aquele já trilhado e documentado, você foi reconhecido por um belo projeto? Ou saiba tudo sobre ele e trate de nunca esquecer, ou documente para passar adiante, afinal de contas você quer formar líderes e não poderá estar na frente de todas as batalhas, uma guerra se vence com várias batalhas e perder uma delas porque cometeu o mesmo erro de outra é ficar mais distante da vitória soberana.
10) Reconheça um profissional esforçado: Jamais imponha as mesmas regras ou penalidades de quem não se esforça, não despeje a sua insatisfação com um membro, em outro. Se sempre que você expôs um problema da empresa esse profissional entendeu, deu a mais de si, dedicou mais do que 100% de sua capacidade (mesmo que por ventura tenha cometido algum erro), esse profissional precisará da mesma maneira de sua dedicação para um problema seu, quando ele aparecer. Essa troca é intríseca, fora de qualquer questionamento de mérito.
Tenha certeza de que estes resultados irão aparecer em determinado momento, um dia você vai olhar e ver que seus colegas estão liderando como você e estão aperfeiçoando aquilo que você lhes ensinou, você passa a seguí-los também e a empresa ou setor sobe de patamar. Tenha paciência, os resultados virão.
Esse texto é um pouco do que aprendi desde que fundei a WS Work, uma empresa de desenvolvimento de sistemas e aplicativos móveis com um ambiente de trabalho contagiante, incrível e com uma equipe extremamente comprometida e dedicada, a qual tenho muito orgulho de fazer parte.
Isaías Alves
Fundador e Gestor de TI na WS Work www.wswork.com.br
Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação - Universidade Feevale
Analista de Sistemas | Arquiteto de Integração | Desenvolvedor Java | Product Owner | Consultor SAP
8 aMuito interessante mestre Isaías!
Business Intelligence Consultant Data | ETL | SSIS | SSAS |POWER BI|Pentaho PDI|Oracle
8 aMuito bom Isaías, sucesso!!!