Era das lives: você sabe posicionar a sua transmissão?
As lives não são novidades, mas ganharam importância ímpar nesta quarentena provocada pela pandemia do Covid-19. Contudo, no mundo corporativo a coisas são um pouco diferentes. Por atuar nesse setor, sempre estou em contato com muitas empresas – para apresentações e prospecções, bem como por meio de estudos de case – e percebo que esse tipo de ferramenta ainda não foi muito bem assimilada. Ou melhor, ainda não tinha sido, até o momento em que a pandemia forçou o isolamento social. Não estou dizendo que não existiam lives corporativas antes – eu mesmo tive o prazer de trabalhar com ótimas empresas – mas não havia uma noção do potencial que pode ser alcançado, e vejo que em muitos casos ainda não há.
Neste mesmo momento em que você está lendo isso, diversas lives estão acontecendo. Até mesmo nos seus perfis de redes sociais as lives corporativas devem estar se confundindo com as de amigos ou conhecidos, certo? Temos transmissões ao vivo de tudo, então, como destacar a sua live para que o seu público veja ela e, claro, acompanhe ela até o final ou pelo maior tempo possível, sem se desviar para outra?
Neste ponto, é importante retomar o conceito básico de comunicação, que conta, de forma simplista, com três principais pontos: remetente, meio e destinatário. Pois bem: a mensagem simplesmente é emitida pelo remetente, passa pelo meio e chega ao destinatário. Seria simples se não surgisse, nesse processo, um quarto elemento: o ruído. Em comunicação, o ruído é qualquer coisa que atrapalhe a clareza com que a mensagem chega ao destinatário. E esse ruído está presente, de muitas formas, nos meios utilizados para as lives.
Bom posicionamento
Veja: na televisão, temos uma grade de programação. Com isso, sabemos que em tal horário, nosso telejornal vai começar. Na internet, por mais que você possa divulgar o horário da sua live, é mais comum que as pessoas encontrem ela navegando pela time line. Agora imagine que você está fazendo isso e encontra uma entrevista que já começou há 20 minutos, com um especialista da sua área. Existe uma grande possibilidade de que você fique “perdido” sobre o que está acontecendo. Mas existem soluções para isso, como a simples inserção de informações na tela.
As soluções para posicionar bem a sua live não param por aí. Falando sobre a escolha da plataforma, você pode optar por transmitir para o YouTube, como alternativa ao Facebook e ao Instagram. Por não ter o formato de time line, o desvio de atenção é menor. Temos, também, a possiblidade de transmitir a live para o próprio LinkedIn, o que pode ser interessante, já que trata-se de uma rede que separa o conteúdo pessoal do profissional.
Outra alternativa, oferecida pela Live TV Brasil, é a transmissão para o seu próprio site, com o mesmo efeito de isolamento, com mais possibilidades de personalização e com chat. Temos, até mesmo, a possiblidade de fechar essa transmissão com login e senha, para que que o conteúdo seja bonificado ou vendido.
Por fim, não se esqueça da qualidade. Entendo que a quarentena abriu precedentes para o aceite de certa queda de qualidade, sobretudo por meio do uso de webcams e celulares para as lives, e isso é natural e interessante, já que mostra os esforços para adaptação. É claro que podemos sempre utilizar mais recursos neste sentido, como câmeras melhores, iluminação, microfones, etc. Mas podemos, também, valorizar muito mais uma transmissão por meio da utilização de outros elementos, como personalização de fundo, split de tela, PiP, inserção de materiais (como vídeos, apresentações em PDF, etc.) e consequentes cortes. Tudo isso vai dar mais dinâmica e qualidade para a sua live, que certamente vai chamar e prender mais a atenção do seu público.
Tem interesse em melhorar as suas lives? A Live TV Brasil desenvolveu um sistema para atender a essa nova demanda de transmissões, levando em consideração a justificada redução de custos pela qual muita empresas estão passando. Entre em contato conosco, ainda que sem compromisso. Temos o interesse de desenvolver esse mercado, por isso, pode contar com a gente, ainda que seja somente para dicas sobre o tema.