Nostalgia sem futuro
Quem aqui também já recebeu mensagens no whatsapp sobre como era bom a vida no passado?
As pessoas adoram compartilhar fotos de embalagens antigas, telas de programas de TV em preto e branco, anúncios de revistas com produtos descontinuados e mais um mundaréu de coisas velhas. É só o estopim para começar nos grupos aquela choradeira de como aquele tempo era melhor:
“- Aquilo sim, era tempo bom!”
O povo começa a se lamentar, reconhecendo que o tempo que passou só fez as coisas piorarem, de que os filmes de sua infância eram menos violentos, de que as novelas não tinham baixaria, de que a família se reunia na mesa e os filhos respeitavam os pais pelo medo da chibata. ahhh época boa.
Jura?
Se não bastasse a questão de que essas mensagens foram compartilhadas em um aplicativo de celular, lançado a menos de 10 anos, que roda em um smartphone, que nada mais é um computador, com capacidade bem superior do que levou o homem ao espaço, e as imagens e gifs animados só chegaram aos outros membros do grupo por causa de uma coisinha chamada de internet, sem usar fios e fichas telefônicas. Sem mencionar o fato de que todas as imagens exbidas, foram muito provavelmente buscadas no Google.
Isso é no mínimo uma incoerência.
Se o passado era realmente melhor, por que estão todos a se orgulhar de tanta tecnologia. Só querem comprar carros com GPS, Multimídia, câmera de ré… TV tem que ser “smart” e 4K. Pra ligar o vídeo-cassete é que não é?
Hoje em dia, se vê mais gente reclamando de que o celular tá velho e lento do que elogiando a qualidade das transmissões de TV de tubo com seus chiados e fantasmas, muito comuns no século 20.
Eu confesso que adorava assistir He-man, que passava no show da Xuxa ao chegar da escola, mas hoje ao ver no Youtube, acho um desenho mal feito e bobo. Eu prefiro as séries do Netflix, em HD por favor, e com uma velocidade de 10 MB de internet, por que eu mereço.
Vai dizer que não concorda comigo?
Eu adorava minha coleção de fitas K7, que levava numa caixinha junto com meu Walkman, mas hoje só escuto Spotify, várias vezes as mesma músicas que estavam nas fitas.
Você não prefere as coisas antigas! Você gostava da fase em que você estava. #prontofalei
Todo mundo a acha passado legal, porque era o tempo que você estava mais novo, não tinha dores nas costas, nem tomava remédio toda hora, e curtia o tempo o com seus familiares e amigos, você tem saudades das pessoas que estavam com você nessas experiências e aqueles eram minutos excelentes.
As coisas não eram o segredo, eram os momentos que eram bons, pois o último prazer do domingo era assistir ao trapalhões, e no fim, ouvir a musiquinha do fantástico, te sinalizando que final de semana acabara e no dia seguinte tinha que chegar na escola no horário. E essa, era sua maior preocupação da vida.
Mas agora já pensou no que nossos filhos vão sentir saudades de suas infâncias?
Será que vão se orgulhar de “alcançaram” a época dos celulares que pesavam mais de 100g, das pessoas dirigindo os carros e do dinheiro físico e moedas? ou de que os doces eram compostos de xarope de glicose, dextrose, dióxido de titânio e ainda tinham aromatizantes idênticos aos naturais de fruta?
O segredo está na intensidade dos momentos.
Quer ver? faça uma reflexão de como está gastando seu tempo, e veja quanto tempo está apreciando as coisas que você tem ao invés de arrepender do passado. Quanto tempo você passa na mesa, sem olhar o whatsapp, com seus pais e avós, e quando foi a última vez que fez um desenho com seu filho num papel, isso mesmo, papel lembra? com giz de cera e hidrocor?
Seus filhos vão se lembrar do Netflix com saudosismo porque você estava com eles dando risadas da Peppa, do Oggy ou do Titio Avô. Vão sentir saudades das telas de 6 polegadas dos smartphones porque podiam colocar orelhas e imitar bichinhos no Stories junto com você. E vão achar que “Tiro foi esse” e “Envolvimento”, melodias lindas perto das músicas que vão rechear seu futuro. Sabe por que?
Por que essas músicas estavam tocando em seus melhores momentos. E isso sim, vai ser época boa para eles.