A era do compartilhamento

A era do compartilhamento

Estava assistindo na ultima semana a um Simpósio sobre a Industria 4.0, ou seja, a quarta onda da revolução industrial. 

Apenas para situar sobre o assunto:

A 1a. onda foi a da Mecanização da Industria, onde máquinas começam a serem usadas para a produção Industrial;

A 2a. onda foi o uso da eletricidade nas máquinas, gerando uma maior produção;

A 3a. onda foi o uso da eletrônica nas máquinas, aumentando ainda mais a produção industrial;

E agora, a 4a. onda utilizando o poder da colaboração através de robos, softwares, informações, com comunicação entre pessoas e máquinas online, utilizando a internet, wi-fi, bluetooth.

Bem, o que me chamou a atenção neste evento é que todas estas evoluções foram provocadas para conseguir resolver três coisas:

  • Desempenho;
  • Eficiência;
  • Competitividade.

Ora, esta é a base da Gestão dos Negócios, através das ferramentas existentes, conseguir atingir os resultados esperados, levando em conta os indicadores de Desempenho, para se conseguir os melhores resultados possíveis (eficiência), vencendo os desafios do mercado (competitividade).

Então me fez pensar, que também estamos na Gestão 4.0, ou seja, estamos na era da colaboração, utilizando as ferramentas para que possamos ter melhores informações através da tecnologia disponível: softwares nas nuvens, trocando informações (ERP, CRM, BI, Redes Sociais), com outras aplicações, tudo isso para que possamos alcançar o sucesso.

Mas o mais importante, é como isso será possível ser alcançado: com conhecimento.

O conhecimento teórico sem o referencial, muitas vezes se perde, por não saber como exatamente devo aplicar este conhecimento.

Por isso defendo a minha bandeira da GESTÃO COMPARTILHADA, onde realizamos uma injeção de conhecimento através da execução de quem sabe, mostrando na prática como deve ser feito a gestão do negócio em todas as áreas que for necessário a intervenção para o alinhamento e direcionamento das atividades da empresa em busca dos resultados planejados.

Não vamos ficar na onda errada, vejam os exemplos de compartilhamento que existem por ai, já tendo excelentes resultados. Olhem o modelo do UBBER.

Sucesso a todos.

Ótima matéria , mais um caso de eficiência que pode ser exposto seria o compartilhamento de aeronaves e bens de luxo que ja existe no Brasil em ampla expansão , onde somos precursores deste sistema de gestão de compartilhamento . Através da Prime Fraction Club. Parabéns pela matéria.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos