A Era Exponencial
Bill Gross @ Fórum Econômico Mundial (2018)

A Era Exponencial

Estamos vivendo na Era Exponencial ou Industria 4.0, que surge com a 4ª Revolução Industrial.

Um breve histórico sobre as Revoluções Industriais:

1ª Revolução Industrial – Em meados do século XVIII, houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu como grande alavanca de mudança na produção industrial.

2ª Revolução Industrial – No início do século XIX, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período, o que fez com que a indústrias siderúrgicas se desenvolvessem, além da utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo impulsionando os produtos da época e criando novos.

3ª Revolução Industrial – Já no século XX, o computador, o fax, a engenharia genética, o celular foram as grandes inovações e fomentadores dessa revolução. A partir da década de 70, a demanda por tecnologia e mão de obra especializada se tornou vital para o nosso desenvolvimento.

4ª Revolução Industrial – O início do século XXI, nos trouxe a inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia, robótica e armazenamento de energia. Este conceito está presente no livro A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab, o qual reflete sobre como está revolução é diferente das demais por ser exponencial.

Importante destacar que a palavra exponencial vem da função matemática na qual uma variável independente surge, gerando uma projeção muito maior do que na função linear. Isto é um resultado do grande volumevelocidade e variedade dos dados existentes, ou seja, os 3Vs do Big Data.

O crescimento exponencial da tecnologia já havia sido estudado por Gordon E. Moore (cofundador da IBM), o qual citou que o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada período de 18 meses. Ou seja, a capacidade de processamento iria dobrar a cada 1 ano e meio! E isto se concretizou e hoje já é conhecida com a Lei de Moore, pois os estudos indicam este crescimento de processamento que proporciona um aumento exponencial em nossas tecnologias.

Para ilustrar o que um mundo exponencial nos proporciona, observe a imagem acima que demonstra o tempo que cada um destes produtos demorou para conseguir 50 milhões de usuários. É claro que a população mundial aumentou, mas de forma linear após o anos 1900, tempo da maioria dos produtos listados:

Após a internet, a qual demorou sete anos para alcançar a marca de 50 milhões de usuários, as redes sociais como facebook e twitter metade deste tempo e um jogo de realidade aumentada, Pokémon Go, apenas 19 dias! Isto mesmo, passamos de anos para dias. Isto é exponencialidade. O avanço dos celulares e internet proporcionou com que estes aplicativos pudessem ampliar sua capacidade de angariar usuários e isto torna cada nova tecnologia um passo à frente das demais, no que se refere à massificação do produto/serviço.

Fica a reflexão:

1) Como estamos nos preparando (cursos e atualizações) para este mundo em que vivemos?

2) O seu negócio/empresa/cargo está preparado para a era exponencial?


Hellen Saimi (ela/dela/she/her)

Eu ajudo a construir um mundo melhor por meio da educação | Atendimento | Experiência do cliente | aprendendo UxWriting

4 a

Eros, em pouco mais de 6 meses esse seu artigo merece uma versão 2.0. Quais empresas cresceram exponencialmente na era Covid? E quais as respostas vamos encontrar nas duas reflexões que você deixou em setembro?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eros Augusto Asturiano Martins

  • Muito além do Customer Experience

    Muito além do Customer Experience

    O Walt Disney World é reconhecidamente um case de experiência e encantamento de clientes. Mas, tive a oportunidade de…

  • O Novo Normal

    O Novo Normal

    Estamos passando por uma época ímpar por conta da quarentena para evitar o alastre do Coronavírus. Mas, mesmo quando…

  • Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 03

    Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 03

    O último subtema que desmembrei minha experiência no CONARH 2019 são as tendências, cujo tópico mostra como a visão de…

  • Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 02

    Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 02

    Dando sequência em minhas reflexões sobre o CONARH 2019, realizado pela ABRH nesta segunda parte irei abordar com o…

  • Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 01

    Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 01

    Pela primeira vez, tive a oportunidade de participar do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas) com o tema…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos