ERP - Gerenciamento de Projetos
Você já ouviu falar sobre ERP? Essa sigla tão falada no ambiente corporativo significa Entreprise Resource Planning, que nada mais é do que a implantação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial.
Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais comum em diversas empresas de diferentes segmentos do mercado, mas ao contrário do que muitos pensam essa não é uma tarefa simples, principalmente por envolver setores variados e profissionais com perfis diferentes o que necessita de um planejamento estratégico cada vez mais elaborado e alinhado plenamente com a Cultura Organizacional e com o (s) Stakeholder.
Stakeholder:
"Significa público estratégico que descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento no projeto ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria".
Os principais itens que inviabilizam a implantação de um ERP em função da falta de Gerenciamento do Projeto:
- Falha na Comunicação;
- As estimativas do projeto são imprecisas;
- Os requisitos são “vagos”;
- Gera-se uma falsa expectativa na concepção do projeto;
- A qualidade da especificação de escopo;
- Falha na avaliação da qualidade;
- Concessões feitas fora do escopo do projeto;
- Falha no entendimento da solução;
- Falha na elaboração de propostas;
- Custos inadequados ao orçamento do projeto.
Na contramão do que acaba acontecendo na prática, também não é uma responsabilidade apenas da empresa fornecedora do software fazer todo o mapeamento e ter pleno conhecimento do negócio do cliente. E então, como proceder para implantar uma nova ferramenta de trabalho causando apenas impactos positivos nas rotinas e processos?
Por isso, é muito importante que as Organizações tenham na sua equipe um profissional que detenha pleno conhecimento do Guia PMBOK, no qual irá demonstrar de forma prática como gerenciar e implementar projetos, inclusive um ERP, com a menor Risco, assim como este mesmo profissional irá adquirir maturidade de capacitar toda equipe envolvida através de treinamentos internos.
De forma objetiva segue um breve escopo de como conduzir um Projeto de um ERP:
Cordialmente.
Dayvson Rodrigues de Souza
Gerente de Projetos e Obras
7 aArtigo resumido e completo, as empresas realmente subestimam a implantação do ERP. abraços
National Sales Manager | Channel Manager | Sales and Marketing Director | Medical Devices | IVD | chemicals | healthcare | Life Science | Plano estratégico | Reestruturação de canais | Análise de Mercado
7 amuito bom, parabéns!
Secretário Executivo/ Especialista em Assessoria Executiva e Business
7 aExcelente artigo! Parabéns pela forma que aborda o tema!
Agente de atendimento e negócios (caixa) | Analista administrativo e de relacionamento | Em busca de recolocação profissional
8 aMuito bom! Vou compartilhar!
Gerente de Compras / Supply Chain / Operações
8 aDayvson Rodrigues, MBA,COBIT, texto muito bom. Na verdade qualquer implantação de uma nova estratégia ou alteração de uma forma de trabalho existente ficará muito mais complicada e longa (e mais cara) se não houver um gerenciamento do projeto por alguém que tenha conhecimento para isto e principalmente autonomia para fazer a coisa acontecer juntamente a seus pares. Quando se trata da implementação de um ERP então este processo precisa ainda ser mais explorado de forma a evitar, como disse o Roberto Jorge Cordeiro, que pontos essenciais no funcionamento do sistema não sejam implantados ou simplesmente esquecidos.