Erros que cometemos com nossos cães
Foto: Google

Erros que cometemos com nossos cães

Sabemos que os Pets são nossos melhores amigos. Mas na ânsia de tentar educá-los da melhor maneira possível, cometemos erros que acabam atrapalhando bastante o desenvolvimento deles.

De qualquer forma, vale lembrar que o comportamento dos cães varia de um para outro. Por isso as dicas a seguir são uma orientação básica, mas nada vai substituir a orientação de um profissional da área, como um veterinário ou um adestrador.

1. O cão puxa a guia durante o passeio

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O cão aprende por associação. Por isso, se ele puxa a guia durante o passeio, e chega onde quer, ele vai continuar puxando seu tutor no passeio.

Como evitar que isso aconteça: o cão deve entender que com a guia curta e esticada, ele não vai a lugar nenhum. Por isso, toda vez que o cão começar a puxar para seguir seu caminho, você deve parar, até que a guia fique frouxa novamente.

Aí você caminha um pouco e vai repetindo o processo de parar e afrouxar a guia, até que o cão entenda que ele não precisa puxar para andar na sua frente.

Uma outra opção é andar em zigue zague com o cão ou mudar a direção toda vez que ele puxar. Dessa forma, ele vai ser obrigado a prestar atenção no dono e no lado que ele está fazendo.

2. Começar o adestramento somente quando o filhote toma as primeiras vacinas

É claro que temos que seguir as orientações dos veterinários, que normalmente recomendam que o adestramento só comece após os 6 meses de vida. Mas até lá, muita coisa pode ser ensinada ao filhote, para ajudar nos meses e anos seguintes.

Como evitar que isso aconteça: Por isso, nada impede que você dê uma volta no quarteirão com seu amigo no colo, ou mesmo dê uma volta de carro com ele.

3. Esfregar o focinho do cão no xixi e no coco

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Apesar de ser meio absurda, essa técnica ainda é usada, pois funciona com alguns cães que não se intimidam com as broncas. Mas na maioria dos casos, não dá certo.

Ao agir dessa forma, o cachorro não vai entender e vai fazer no local errado de novo. Mas provavelmente vai fazer escondido para o dono não ver.

Ou ele pode associar a bronca com uma “atenção” que ele entende que está recebendo do dono, e continuar fazendo no lugar errado.

Como evitar que isso aconteça: toda vez que o cachorro fizer o xixi ou coco no lugar certo, você deve dar uma recompensa para ele. Da mesma forma, você deve ignorar toda vez que ele fizer o xixi e o coco no lugar errado. Com o tempo ele vai perceber que a atenção e o petisco só chegam quando ele acerta.

Uma outra alternativa, é você ficar junto a ele após as refeições nos primeiros 15 minutos pelo menos, que é quando ele deve fazer xixi e coco. E sempre que ele fizer no lugar certo, não esqueça da recompensa e de elogiá-lo.

4. Dar comida na mesma hora que você come

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quando você se sentar para comer, ignore o cachorro. Ele vai latir, pular e ficar esperando que você dê alguma comida. Para não incentivar nenhum comportamento errado, não dê sua comida para ele.

Como evitar que isso aconteça: você deve dar uma bronca e mandar ele sentar ou deitar. Se ele ficar quieto e parar de incomodar, você pode dar um petisco para ele. Se não ficar quieto, simplesmente ignore-o.

5. Cão com medo da chuva ou do veterinário

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se na hora do barulho do trovão, por exemplo, você colocar o cão no colo, você vai reforçar o medo dele. O mesmo vale para idas ao veterinário ou para a hora do banho: o dono fica junto, bem próximo, cercando e falando com o cachorro.

Esse tipo de comportamento gera traumas no animal e insegurança, pois ele pensa que se o tutor tem que ficar por perto o local não deve ser seguro.

Como evitar que isso aconteça: No caso dos trovões, você pode começar a brincar com o animal, ou dar alguma comida, para ele não focar na chuva.

No caso do veterinário ou dos banhos, você pode escovar o pelo dele antes do banho ou ligar o secador de cabelo, para ele acostumar com o barulho.

6. Não deixar o cão sozinho

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quando o Pet chega em casa, é normal que a gente queira ficar o tempo todo com ele. Principalmente se ele é filhote. Mas quando o tutor precisar sair para trabalhar ou quando for dormir, o cão pode começar a chorar, raspar a porta ou mesmo latir. Nesse momento, ficamos com dó e pegamos o cachorro para ficar com a gente.

Como evitar que isso aconteça: coloque o cão parado no chão e vá se afastando até sair do cômodo, e depois retorne. Isso vai acostumar o cão a ficar sem ver você. Vá aumentando o tempo de ausência, gradativamente.

Para os cães muito ansiosos, evite “fazer festa” quando chegar em casa. Ignore o cão por 5 ou 10 minutos até que ele se acalme e diminua a ansiedade. Depois você pode brincar com ele a vontade.

7. Alimentar mal o cachorro

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Misturar ração com comida pode ser uma má ideia na hora de adestrar um cão. Ele vai aprender a comer só o que gosta e isso pode fazer com que ele engorde e não tenha uma alimentação balanceada, já que você pode perder o controle.

Como evitar que isso aconteça: você tem que falar com o veterinário e saber qual a quantidade de ração que o seu cão deve comer por dia. Essa quantidade vai ser dividida em duas ou três vezes.

Mas se o cão “pular” uma das refeições, na próxima refeição você não deve dar a quantidade referente as duas refeições. Se não comer na hora certa, fica sem a ração! Também não exagere nos petiscos e sempre prefira os naturais e sem conservantes.

8. Dar bronca sem ensinar

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Simplesmente dar um a bronca no cachorro e esperar que ele entenda, não vai dar certo. Os cães aprendem por associação e por isso junto com a bronca tem que ter o reforço positivo.

Ele vai acabar entendendo que com o comportamento errado não ganha nada, mas que com o comportamento positivo, ele vai ter uma recompensa.

Como evitar que isso aconteça: você pode usar o “não” ou um borrifador com água. Se você tiver que corrigi-lo, espere alguns minutos para ver se ele não repete o erro, e daí você o recompensa.

Se ele repetir o erro, você borrifa de novo e espera mais alguns minutos.

O segredo do bom adestramento, é a paciência e a persistência. E não podemos desanimar!

Gostou desse artigo? Deixe aqui seu comentário. E continue acompanhando nosso blog para ter mais conteúdos como esse.

Você também pode visitar as minhas redes sociais:

twitter.com/Rose_Moraes_PO;

instagram.com/rosemoraes_personalorganizer;

facebook.com/personalorganizer.rosemoraes/

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rosangela Moraes

  • Quais as regras para o IR em 2022?

    Quais as regras para o IR em 2022?

    No próximo dia 2 de março, começa o prazo para realização da declaração do Imposto de Renda. Cerca de 30 milhões de…

  • Por que e como fazer anotações?

    Por que e como fazer anotações?

    Do momento em que acordamos até a hora que vamos dormir, somos bombardeados por informações e afazeres de todos os…

  • Qual a validade dos documentos pessoais?

    Qual a validade dos documentos pessoais?

    Alguns dias atrás, uma pessoa que eu conheço, teve uma grande decepção ao tentar embarcar no aeroporto internacional…

  • Os aplicativos indispensáveis para empreendedores.

    Os aplicativos indispensáveis para empreendedores.

    Para quem é empreendedor, existem muitos desafios a serem vencidos no dia a dia. Entre começar um novo negócio e…

  • Como cumprir as metas de ano novo?

    Como cumprir as metas de ano novo?

    Todo fim de ano é a mesma história: é hora de rever os planos concretizados e pensar sobre o futuro. Nada melhor do que…

  • Como lidar com clientes difíceis?

    Como lidar com clientes difíceis?

    Você sabe como lidar com clientes difíceis? Infelizmente, essa habilidade é uma das quais temos que desenvolver no…

  • A importância da limpeza pré-mudança

    A importância da limpeza pré-mudança

    Mudar-se para um novo imóvel é o início de uma nova fase na sua vida. Mas é difícil realmente aproveitar esse momento…

  • Como mudar um hábito em sua vida?

    Como mudar um hábito em sua vida?

    Uma das coisas mais difíceis em nossa vida, é mudar um hábito, certo? Quanto tempo você acha que é necessário para…

  • A falta de nutrientes no organismo

    A falta de nutrientes no organismo

    A partir de uma certa idade, passamos a ter vários sintomas, provocados pela falta dos alimentos. Mas a gente não tem…

  • A importância do treinamento da empregada doméstica

    A importância do treinamento da empregada doméstica

    Cada vez menos as empregadas domésticas tem a qualificação que o empregador procura na hora de sua contratação. Para…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos