Erros te fazem melhor
Quem nunca cometeu um erro?
Essa e uma pergunta que praticamente tem uma resposta pronta: Todos erramos. Alguns mais, outros menos, mas isso não isenta ninguém de errar.
Admito que sou uma pessoa que tem um certo receio neste assunto, morro de medo de errar e acredito que se o fizer automaticamente as pessoas não irão mais confiar em meu trabalho. Sei que isso e um problema e que consecutivamente irei demorar um pouco mais a aprender, porque errar nos traz experiencia de situações e experiencia de vida. Felizmente os erros nos ensinam mais do que qualquer professor.
Sabemos sobre a pressão de cada dia e sabemos o quanto um erro pode complicar nossa rotina e por isso nos prendemos tanto. Trabalhamos de forma quase robótica com medo de apertar um botão errado e que tudo saia do controle, é, infelizmente é assim.
Depois de noites mal dormidas por uma nova experiência profissional e por medo de errar resolvi escutar minha mãe. Normalmente nessas horas entendemos que os mais velhos não entendam nada sobre modernidade, sobre o quão exaustivo pode ser trabalhar em grandes empresas e tudo mais, porém escutei dela uma das frases que me fizeram entender como sobreviver a este grande desafio, ela me disse da seguinte maneira: Errar faz parte, todo mundo erra e as vezes as pessoas tem de entender que isso vai acontecer, faz parte do círculo, faz parte da vida. Até as pessoas que nunca deveriam errar na vida um dia erram e depois disso elas aprendem, porque o erro mostra como deve se fazer a coisa certa.
Aquilo me doeu, porque por um instante eu não entendi como eu não podia ter visto isso durante todo esse tempo, sei que quando erramos travamos por um segundo e nos perguntamos como deixamos aquilo passar. Depois mesmo com a garganta travada e as mãos tremulas nós procuramos um superior e nos desculpamos, para logo após explicar a situação e ver como vai se desenrolar a sua solução.
E doloroso, mas depois de um tempo nós rimos da situação e entendemos que erros acontecem sim e por uma ótima causa, para que possamos aprender!