Escadas rolantes: Principais dispositivos de segurança

Escadas rolantes: Principais dispositivos de segurança

Quem nunca já se deparou com uma dúvida frequente: a escada rolante possui algum sistema de segurança?

Nesse artigo quero mostrar que a escada rolante possui vários sistemas de segurança e a maioria das pessoas não tem conhecimento.

Espero poder levar um pouco de informação para todos vocês que utilizam ou já utilizaram a escada rolante.

Antes quero te mostrar como ela surgiu, vamos juntos?!

QUEM INVENTOU A ESCADA ROLANTE?

Ela foi inventada por esforços de dois americanos: Jesse W. Reno e George H. Wheeler. Reno patenteou sua ideia em 15 de março de 1892 e a inaugurou no antigo píer de ferro em Coney Island, Nova York, no outono de 1896.

A escada de Reno era uma esteira inclinada sem fim, feita de placas de madeira, cada uma com 10 centímetros de largura e 60 centímetros de comprimento. Essas madeiras tinham ranhuras revestidas de borracha, direcionadas para a frente, para que os sapatos do usuário aderissem bem. Passavam debaixo de um pente nas duas extremidades da esteira, como acontece numa escada rolante moderna. Um motor elétrico acionava a escada e também o corrimão de borracha, coberto de pelúcia, a uma velocidade de 2,5 quilômetros por hora.

A primeira escada rolante com degraus planos foi patenteada por George H. Wheeler, em 2 de agosto de 1892. Esta não tinha um mecanismo tipo pente e os passageiros entravam e saíam por uma entrada lateral. Embora a escada de Wheeler nunca tenha sido construída, sua patente foi comprada em 1898 por Charles D. Seeberger, que incorporou a idéia dos degraus planos num desenho aperfeiçoado, de sua autoria. O protótipo de Seeberg foi construído pela Companhia de Elevadores Otis, com quem ele fez um acordo, e entrou em operação na sua fábrica em 1899.

A primeira escada rolante Seeberger para uso público foi instalada na grande Exposição de Paris de 1900. Foi levada de volta para os Estados Unidos no ano seguinte e instalada na loja de departamentos Gimbels, na Filadélfia, onde continuou em operação até 1939. A primeira escada rolante com degraus e um mecanismo tipo pente para o desembarque dos passageiros foi o modelo da Otis, construído em 1921, que incorporava as características mais importantes tanto do modelo Reno como o de Seeberger.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Agora que conhecemos um pouco da história vamos conhecer os principais itens de segurança de uma escada rolante. Cada fabricante tem que seguir normas de segurança e que testam que o equipamento possa funcionar.

Outro ponto importante é que alguns itens dependendo do ano de fabricação da escada rolante não podem ter por serem antigas, assim como tem outros que nas novas escadas rolantes os acionamentos são tudo por sensores e placas eletrônicas, mas que seguem o mesmo principio.

Vale destacar que o mesmo sistema é incluído nas esteiras rolantes.

1. MICRO DE SEGURANÇA DE ENTRADA DO CORRIMÃO

Localizado no patamar inferior e superior em cada caixa de entrada do corrimão. Quando um corpo estranho ficar preso entre o corrimão e a proteção de borracha ou da escova, ou quando a proteção for empurrada, por exemplo, por crianças brincando, um micro de segurança existente na proteção será acionado, parando a escada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2. MICRO DE SEGURANÇA DE CORRENTE DE DEGRAU QUEBRADO

Localizado na plataforma inferior em cada lado da escada. Na hipótese muito pouco provável de uma ou duas correntes de degrau quebrarem, o carro de tensão se desloca para a frente, acionando a chave. Além disso, se um degrau em movimento descendente atingir o pente - por qualquer motivo - isto deslocará o carro de tensão, acionando a chave e parando a escada. Quando a chave for acionada, os contatos ficam travados e precisam ser manualmente restaurados para a posição original.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3. MICRO DE SEGURANÇA DA PLACA PENTE

Localizado nos dois lados de cada placa do pente. Quando um objeto for aprisionado entre o degrau e os pentes, isto elevará a placa do pente, atuando a chave e parando a escada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


4. MICRO DE SEGURANÇA DE CONTROLE DE ROLDANA DE CORRENTE E DE DEGRAU QUEBRADO

Localizado nas plataformas superior e inferior. Os contatos são atuados através do movimento para baixo do eixo do degrau devido à quebra de uma roda de corrente de degrau ou através do movimento para baixo de um degrau. A unidade pára imediatamente pela atuação do freio de funcionamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


5.MICRO DE SEGURANÇA DE MONITORAÇÃO DO ROLETE DA CORRENTE DOS DEGRAUS

Localizada na plataforma superior nos dois lados da corrente dos degraus. O funcionamento correto dos roletes dos degraus é monitorado por estas chaves. Se os roletes abaixarem devido à quebra dos trilhos da corrente dos degraus, por exemplo, a unidade para.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


6.REGULADOR DE EXCESSO DE VELOCIDADE

Localizado na extremidade superior do eixo do motor, o regulador é ajustado em fábrica. Ele serve para monitorar a velocidade da escada, qualquer variação de velocidade excedente a escada para.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

7.DISPOSITIVO DE CONTROLE DE DESGASTE DA LONA DO FREIO

Localizado no motor. O desgaste da lona do freio é monitorado por sensores. Se um sensor for acionado, deve-se trocar imediatamente a lona do freio. Quando os sensores forem acionados devido à lona gasta, o motor parado não pode funcionar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8. BOTÃO DE EMERGÊNCIA

Localizado na parte de baixo da entrada do corrimão, tanto no patamar superior como no inferior, esse botão serve para ser acionado em caso de alguma emergência.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


CONCLUSÃO

Assim como elevadores, as escadas rolantes possuem várias seguranças para proteger o usuário. Porém, por se tratar de um equipamento robusto tem que ter cuidados ao utilizar. Outro ponto importante para esses itens de segurança funcionarem corretamente, tem que haver uma manutenção preventiva correta por empresas habilitadas e profissionais qualificados com um engenheiro responsável.


Paulo Henrique Cipriano

Projetos especiais Escadas, Esteiras e Pontes de Embarque na TK Elevator

2 a

ótimo artigo e bem esclarecedor. Ums sugestão futura é criar um novo artigo com base a norma ABNT 16734. Trabalho neste mercado a 10 anos e vejo o quanto é carente de informação técnica as empresas.

Pamella Moura

Engenheira Ambiental e Sanitária l Sales Business Development l Gestão Estratégica l ESG

4 a

Obrigada por compartilhar essas informações Carlos Eduardo! Com certeza é um diferencial. Assumo que fazia parte desse grupo que morria de medo de ficar presa 🙈 Já aconteceu de eu prender meu vestido.... então toda vez sempre ficava um pouco receosa.

Silvia Zauberas

Trainer | Coaching Ontológico | Mentoria em Comunicação e Liderança |+ de 12k pessoas treinadas |

4 a

Que interessante Carlos Eduardo, usamos e nem imaginamos o quanto de segurança tem. Lembrei que minha filha quando pequena enroscou a sandália na escada rolante. Foi um desespero, mas não machucou nada.

Wesley Naito 内藤 🇯🇵🇧🇷 .

Top Voice, Gestor, Consultor e Mentor em Lean, Logística e Supply Chain 🚀 | Embaixador de Marcas e Parcerias | Especialista em Carreira | Currículo | Linkedin | Entrevistas | 👉@wesleynaito.oficial

4 a

Carlos Eduardo obrigado por compartilhar esse conhecimento

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Eduardo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos