Escalar grandes montanhas: um jogo de paciência

Escalar grandes montanhas: um jogo de paciência

Você tem treinado por meses; a antecipação e o entusiasmo estão em alta quando você embarca no avião para o Alasca, Argentina ou Nepal. Uma vez no avião, você inicia o jogo de espera: horas sentado lá sem ser perturbado. Uma vez no país e ainda longe da montanha que você pretende escalar, o jogo de espera geralmente continua.


As montanhas abrigam alguns dos ambientes mais bonitos e difíceis do mundo; talvez seja isso que nos leva a tentar escalá-las. Ser fisicamente apto para os desafios que uma determinada montanha pode apresentar é apenas uma das peças do quebra-cabeça. O equipamento apropriado é outra. O clima é talvez o componente mais imprevisível e pode deixar o escalador mais forte de joelhos. É imprudente e potencialmente perigoso escalar com o mau tempo um grande pico, de modo que, consequentemente, muitas vezes precisamos esperar alguns dias para encontrar uma janela do tempo para o nosso esforço final.


Tendo escalado por mais de uma semana, você está cansado e ainda se acostumando ao ambiente inóspito quando o mau tempo chega na montanha e você pensa: “Graças a Deus, um dia de descanso!”. Logo, um dia de descanso se transforma em dois e depois em vários. Em pouco tempo, você se vê questionando o que está fazendo ali e imaginando o que mais poderia ter feito naquele tempo todo. Nenhum treinamento pode preparar alguém para incontáveis dias sentado no acampamento, dentro de espaços exíguos. Este pode ser o maior desafio que um montanhista enfrenta em uma longa expedição, e é puramente mental. Alguém criou a frase: "relaxa e…”. Precisamos estar mentalmente preparados para esperar o tempo que for necessário, mantendo nosso foco.


Meu conselho é levar muito entretenimento para a barraca nessas longas expedições. Um pequeno tablet repleto de livros, filmes etc. vale dez vezes o seu peso em felicidade a partir do segundo dia de tempestade. Mesmo um baralho de cartas pode transformar rapidamente uma barraca coberta de neve no melhor cassino do mundo.


No final, paciência é o nome do jogo. Esteja preparado fisicamente, mas esteja igualmente pronto para “relaxar e …” quando o clima não cooperar. Todos nós imaginamos a expedição perfeita, sem falhas, com céu azul e ventos calmos, mas é mais sábio planejar muita espera e dificuldades e torcer pelo melhor. Quem sabe, se você trouxer todo esse entretenimento com você, terá um dia perfeito na sua expedição todos os dias, com todos os climas. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos