A escola dobrável
Em 16/02 do ano de 2019, participei de um dos maiores, senão o maior, evento de tecnologia a inovação mundial, a Campus Party!
Lá assisti a várias palestras, participei de vários Workshops, fiz muitos contatos, enfim... foi um evento maravilhoso, mas algumas palestras me chamaram a atenção e hoje neste post, vou escrever sobre a "Escola Dobrável".
Este termo: "Escola Dobrável" foi um termo cunhado por Iuri Rubin, que de acordo com o site escavador:, é formado em Comunicação, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Bahia (1999). Mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia (2018). Tem experiência nas áreas de Jornalismo, Administração Pública, Cultura, Cultura Digital e Educação. Dentre outras atividades, atuou como assessor de Cultura Digital da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e foi blogueiro do Portal Terra. Desde 2010, coordena os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, uma iniciativa de experimentação pedagógica no campo da educação básica, com foco no ensino médio.
E aí ele iniciou a palestra fazendo um paralelo com a escola tradicional. Esta é:
- Lisa
- Padrão
- Margens e bordas bem delimitadas
- Tem uma forma "chata"
Estava fazendo uma comparação com uma folha sulfite A4 em branco! Achei sensacional esta comparação. A escola de hoje, a chamada tradicional, é justamente uma folha, lisa, padrão, ou seja iguais a todas as outras, tem margens e bordas bem definida, o que quer dizer que a gente sabe onde começa e onde termina, e o pior de tudo é chata! Sim a escola tradicional é chata! Pergunte para a maioria das crianças e adolescentes o que eles acham da escola? Chata!
Eles não gostam de ficar na escola, não veem a hora de acabar a aula para irem para suas casa, para fazer coisas mais interessantes, com jogar, ver televisão, assistir a vídeos no Youtube, entre outras coisas!
E quando chega o momento das provas! Nossa é um martírio estudar as disciplinas para as provas, e digo isto, porque tenho um filho de 10 (dez) anos, que ainda nem começou as disciplinas mais difíceis e chatas!
Bom, voltando a palestra do Iuri Rubin, ele propõe uma "Escola Dobrável", e o que seria este modelo de escola? Aquela que se desdobra perante o estudante, aquela que enxerga o aprendiz, entende o educando...
A "Escola Dobrável" é RELEVANTE, ou seja, tem RELEVO!
Agora é claro que a escola tradicional, tem seus aspectos positivo, e é por ela que devemos começar, ou seja, é um ponto de partida, mas não podemos nos manter nela!
A Escola tem que ter movimento, compromisso, escolhas e ainda ser desafiada a tornar o educando "ser alguém", são as chamadas escolas ativa!
No entanto, todas às vezes que fazemos escolhas, estamos assumindo riscos, e não poderia ser diferente com as escolas, pois escolhas significam riscos! E devemos estar prontos para assumi-los!
Mas voltando, ao comparativo com a folha de sulfite em branco, risco e dobras, significam personalização! Todas às vezes que nós riscamos as folhas, dobramos as folhas, personalizamos esta folha, ela se torna única, e assim, também deveriam ser as escolas!
Devemos personalizar as escolas, elas devem ser únicas para os seus educandos, para a comunidade em que está inserida, para local em que está!
E se errarmos nesta personalização? Ora, erros fazem parte do aprendizado! Começamos de novo, sem repetirmos os nosso erro! Podemos nos desdobrar e corrigir os rumos, para que possamos acertar!
Esta ideia da escola dobrar e desdobrar, revela um movimento constante, atualização e conexão com os educandos! É o conectar-se com o agora, com o momento atual!
E daí sua escola se desdobra por você???
A escola deve viajar com o estudante, dobro, dobro, dobro, e boto ela no bolso e levo ela comigo! Esta deveria ser a principal característica da escola, nós aprendemos em qualquer lugar e em todos os lugares!
Estamos sempre aprendendo, a aprendizagem não termina, ela continua para a vida toda, é a ideia do Lifelong Learning, ou também, o eterno aprendiz! E aprender aqui o que faz sentido para você!
A escola não cabe mais em si mesma! E aqui temos uma indicação de um vídeo, muito bacana que vale muito a pena assistir - É do canal do Futura no Youtube, chamado Destino: Educação - Escolas Inovadoras!
Quais são as principais características desse novo movimento de escolas:
- Estudante no centro
- Mão na massa / vivência
- Escolha dos educandos
- Tudo está conectado, tudo se conecta
- Currículo vivo!
A ideia aqui é que o ponto de partida e de chegada é a liberdade do estudante, ele escolhe o seu projeto educacional! E para que isto possa acontecer temos que tomar cuidado com o paternalismo, com as escolhas que nós fazemos por eles (os educandos), temos que dar mais liberdade, autonomia, criatividade e oportunidade de aprendizagem.
A gente sabe o que quer, mas a gente quer o que não sabe.
Temos que estabelecer conexão entre a educação básica com o ensino superior, fazendo ações conjuntas para quebrar a ideia de hierarquia. Temos que gerar diversidade para gerar inovação!
A "Escola Dobrável" promove:
- O Dobro de Alegria
- O Dobro de Realização
- O Dobro de Inovação
Enfim... o educando terá uma aprendizagem mais significativa, se ele estiver engajado na construção deste conhecimento, se tiver significado, ou seja, fazer sentido. É a ideia da Aprendizagem Criativa!
E para o desenvolvimento desta aprendizagem criativa, o MIT estabelece quatro princípios básicos:
- Project (Projeto)
- Passion (Paixão)
- People (Pessoas)
- Play (Brincar)
Vamos pensar???
Trabalhar com um currículo flexível e colaborativo??
Vamos sair do quadrado??