A escolha é sua......e as consequências também!
Quantos segundos temos para definir nossas escolhas? Sim e não, ir ou não ir, vai dar tempo ou não vai dar tempo, uso ou não uso e nestes milésimos de segundos a sua escolha define o destino da sua vida.
Quando a informação chega ao nosso cérebro temos que ter a habilidade para interpretá-la e reconhecer os seus efeitos, perigos e riscos de como a nossa decisão poderá impactar nas nossas escolhas. Temos que perceber e reconhecer os riscos, para ter a capacidade de reagir adequadamente (pensar, sentir, agir) frente ao estímulo que nos apresenta e que pode representar uma situação de perigo com potencial para causar muitos danos para a nossa vida.
A maneira como as pessoas reagem ao risco nem sempre reflete sua probabilidade e vemos exemplos a todo momento no trânsito e que infelizmente resultam em acidentes graves, mortes ou ocorrências que trazem uma invalidez permanente aos motoristas. Por exemplo, no dia 18/02, aqui em São Paulo, um motorista com sua esposa e sua filha no veículo, durante uma tempestade fez a sua escolha: atravessar a forte enxurrada da via, onde um córrego havia transbordado. Sem julgamento, pois a sua própria consciência irá julgá-lo, o veículo foi arrastado e sua esposa infelizmente não sobreviveu ao acidente.
Por que? Porque fazemos escolhas sem analisar corretamente e reconhecer os riscos a que estaremos sujeitos? Porque decidimos fazer aquela ultrapassagem proibida ou perigosa, aquele avanço do sinal vermelho, aquela acelerada muito acima da velocidade da via, continuar dirigindo quando nos sentimos sonolentos ou cansados ou usar o telefone celular.
O comportamento humano no trânsito resulta muitas vezes na busca de uma mobilidade e uma pressa irreal, que permita atender as nossas necessidades e interesses individuais em detrimento da coletividade e ignorando as normas de convivência, de circulação e de segurança a que todos têm direito e que deveríamos respeitar.
A escolha é sua, mas irá gerar uma consequência para todos. Para sua família, para seus entes queridos e para a sociedade como um todo. Portanto, não tome decisões precipitadas, aja com prudência e racionalize antes da tomada da decisão, para preservar a sua vida e a vida de todos que estão ao seu lado.
Venha! Vamos conversar um pouco mais sobre como poderemos ajuda-los para economizar, conscientizar e treinar os motoristas da sua frota de veículos na prevenção de acidentes de trânsito através dos cursos de direção defensiva da Guiare.
José Geraldo Ferreira
Guiare Safe Drive
Visite o nosso site: guiaresafedrive.com.br