Escolhas profissionais - marcar x ou investir na sua dissertação?

Escolhas profissionais - marcar x ou investir na sua dissertação?

Ontem mais de 3 milhões de pessoas realizaram a primeira fase do #Enem2022, a maioria delas jovens de 18 anos, seguidos por um outro grupo etário entre 21 a 30 anos. Uma grande mescla entre pessoas que já terminaram ou estão terminado o ensino médio ainda essa ano.

Em ano de tantas diferenças de opiniões e num mundo em mudança acelerada em relação às formas e relações de trabalho, fico imaginando a dificuldade de fazer uma escolha sobre uma profissão a seguir. Apesar das mudanças na forma e no cenário, algo ainda permanece igual para esse público. A dúvida do que esperar do futuro e como saber se está tomando a decisão certa.

Eu mesma não cheguei a fazer uma prova do Enem. Em 1999, quando terminava o então segundo grau, fiz diferentes vestibulares para universidades públicas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. As opções eram Farmácia ou Engenharia de Alimentos. Entre 3 aprovações acabei escolhendo pela Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa e ingressa oficialmente na turma EAL 2000.

Embora tenha atuado na área de alimentos por apenas 5 anos, tenho muito orgulho dessa conquista, que na verdade começou como Técnica em Alimentos formada pela extinta Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro - hoje IFRJ. O que àquela época era certeza da carreira a seguir, logo que comecei na faculdade percebi que aquela não era exatamente a minha praia.

Hoje, quase 18 anos após a minha formatura, tendo passado por diferentes indústrias e uma grande transformação de carreira, posso dizer que aprendi algumas coisas sobre escolhas profissionais:

  • Começar é importante, ainda que não se tenha certeza do que quer fazer é preciso se colocar em prática. A certeza do que realmente quer fazer não virá de teorias ou de percepções teóricas do que é uma determinada profissão; É preciso sentir, experimentar e ver o jogo acontecendo de dentro do campo. Até tudo isso acontecer, não é possível saber como essa profissão se encaixa com você e com o que você tem de melhor a oferecer.
  • É preciso estar de olho nas nuances. Nenhuma profissão é uma coisa só. Médicos não apenas atendem em consultórios ou fazem cirurgias. Assim como Engenheiros de Alimentos não trabalham apenas em indústrias ou desenvolvem novos produtos. Existe uma vasta possibilidade de atuações. E também para estar certo de qual delas seguir, é necessário observar e experimentar de perto.
  • Não existe glamour, existe o que funciona ou não para a vida que você quer ter. Essa para mim é uma das principais ideias que precisam estar bem claras na hora de tomar uma decisão. Algumas profissões são tidas como mais promissoras que outras mas o fato é que todas elas cobram um preço para o sucesso. E o preço, você só está disposto a pagar se estiver vendo valor naquilo que recebe de volta. Se o valor disso não estiver bem claro e valer a pena para você, você estará sempre na média. Pagando metade do preço e recebendo parte do sucesso.
  • A vida profissional é uma evolução e nunca uma disrupção. Quero dizer que quando você se der conta de que seu próximo passo é diferente do que já foi dado até aqui, a escolha não é começar do zero. Primeiramente porque seu cérebro não vai apagar seus aprendizados, eles continuarão vivos e norteando suas próximas decisões. Segundo porque ainda que você queira mudar, existe algo da experiência anterior que vai te dar pistas e base sólida sobre o próximo caminho a seguir.

Como mensagem final quero deixar aqui algo para você refletir e, se possível, não se esquecer. Sua vida profissional não é uma prova de múltipla escolha que tem apenas certo ou errado. Sua trajetória com o trabalho é uma prova dissertativa que não se separa da sua vida pessoal. Conforme sua vida acontece, a carreira acontece junto - evoluindo, errando e acertando. O mais importante a saber é que o rumo da sua história pode ir se reinventando a cada novo parágrafo da sua própria redação. A caneta está em suas mãos e não existe um limite máximo de caracteres.

Verdade! Fico feliz e vê-la escrevendo sua história! E colaborando para que outras pessoas consigam fazer o mesmo 😘

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos