Escreva sobre o que só você pode dizer

Escreva sobre o que só você pode dizer


Você já deve escutado algo parecido e te garanto que não bobagem. A ideia aqui não é limitar os seus temas de escrita, nem reduzir a sua produção somente ao que se relaciona diretamente com as suas próprias experiências, mas aproveitar para explorar o que você tem de melhor.

Escrever sobre só o que você pode falar envolve algumas práticas que podem também ser ótimas companheiras de desbloqueio criativo:

1.      Escolher palavras que fazem parte do seu vocabulário pessoal

2.      Resgatar cenas diferentes da memória

3.      Passear pela geografia do seu lugar de origem.

Transitar por essas três etapas pode te ajudar a encontrar uma escrita mais pessoal, com identidade mais forte. E o que você ganha com isso? Um texto com características únicas, que aos poucos pode se transformar em uma marca, um estilo próprio, diferenciando a sua produção escrita de um mar de textos parecidos que seguem apenas uma fórmula padrão.

Além disso, esse encontro mais próximo com a sua linguagem, com a memória e com os lugares onde você nasceu e cresceu, pode ser um ótimo caminho para enfrentar períodos de bloqueio criativo.

Pense nas palavras que você escutava em casa, nas frases e ditados únicos que eram ditos por sua família. Tente se lembrar das expressões e comentários particulares da sua família. Tudo isso cria um espaço muito particular e original para a escrita.

Enquanto isso, anote cenas e acontecimentos importantes da infância. Escreva o que a sua memória trouxer e aproveite para entender melhor a sua linguagem durante esse processo. Outra dica ótima é caminhar (pessoalmente ou por meio de relatos, lembrança e fotografias) por seus lugares de origem.

Que lugares te transformaram? Quais deles fizeram parte de um acontecimento importante ou se transformaram em um pedaço importante da sua própria personalidade? 

Gabriela Araujo

Tradutora | Preparadora | Autora de "O futuro da minha história"e outros

4 a

Saber abordar essa originalidade que parte da nossa vivência é muito especial para encontrar a nossa voz de escritora e também para saber como explorá-la. Excelente, Isabella =)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos